quinta-feira, 29 de março de 2012

O Instituto Humsol oferece um Chá de Beleza


 
No dia 17 de abril o Instituto Humsol em parceria com a Mary Kay, irá oferecer um Chá da Beleza.  

O evento terá início às 14h no salão de festas do condomínio Rio Juruá, e têm como objetivo trabalhar a autoestima da mulher com Câncer de Mama e apoiadoras da causa. 

A tarde toda será especial, além das convidadas ficarem lindas, poderosas e vitaminadas, terão a oportunidade de assistir a uma apresentação de dança, receber dicas de maquiagem, etiqueta e ainda ganharem um SPA para as mãos.

O ingresso será um prato de doce ou salgado que fará parte do nosso lanche Rosa.

O Instituto Humsol também abre vagas para as oficinas de auto-maquiagem.

Participe e faça sua inscrição pelo e-mail - asscom.humsol@gmail.com, enviando seu nome e telefone.

Participem!

Corram já e façam sua inscrição!

Comer nozes ajuda a prevenir o câncer de mama


 
Fruto ajudaria também a diminuir a taxa de crescimento dos tumores

Prevenção: o consumo diário de nozes pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama (Thinkstock) 

Comer nozes com frequência pode ser uma maneira eficaz de evitar o câncer de mama. É o que sugere um estudo da Universidade Marshall, nos Estados Unidos. Os resultados da pesquisa mostram que a ingestão diária de nozes foi eficiente em reduzir pela metade os riscos de aparecimento de tumores de mama em camundongos. Publicado no periódico médico Nutrition and Cancer, o estudo aponta ainda que o fruto seco ajuda a reduzir a taxa de crescimento dos tumores. 

No levantamento, realizado pela cientista Elaine Hardman, foram comparados os efeitos de uma dieta típica (sem o acrescimento diário da noz) e de uma dieta que incluía a ingestão diária do alimento antes mesmo do nascimento, por meio dos nutrientes recebidos pela mãe. A quantidade de nozes na dieta teste era o equivalente a 57 gramas por dia para humanos. 

Segundo Hardman, o grupo que ingeria nozes nas duas fases da vida (da concepção ao consumo direto) tinha menos da metade dos riscos do câncer, quando comparados àqueles que mantinham uma dieta típica. Além disso, o número de tumores e seus respectivos tamanhos também eram significativamente menores entre aqueles que consumiam o fruto. 

“Essas reduções são particularmente importantes quando se considera que os camundongos foram geneticamente programados para desenvolverem o câncer em uma taxa alta”, diz Hardman. “Nós fomos capazes de reduzir os riscos para o câncer mesmo na presença de mutações genéticas pré-existentes.” 

Mas, de acordo com o periódico, estudos sobre modificações na dieta não demonstram se os benefícios resultam do que é adicionado ou removido da alimentação. Nesse caso, adicionar uma gordura saudável e outros componentes significa que a gordura não-saudável foi reduzida, a fim de manter o equilíbrio de gordura da dieta. Para Hardman, outros estudos já demonstravam que ingredientes múltiplos nas nozes reduzem os riscos de câncer ou diminuem seu crescimento. 

Pesquisa – Por meio de análise genética, descobriu-se que a dieta contendo nozes modifica a atividade de múltiplos genes que são relevantes para o câncer de mama, tanto nos camundongos como nos humanos. Outros testes mostraram também que o aumento dos ácidos graxos ômega-3 não influenciava plenamente nos efeitos anti-câncer e que o crescimento do tumor diminuiu quando a quantidade de vitamina E foi aumentada.

“O alimento é um importante medicamento na nossa dieta”, diz Hardman. “O que colocamos dentro do nosso corpo faz uma grande diferença – isso determina como o corpo funciona, nossas reações a doenças e à saúde. As coisas simples realmente funcionam: coma bem, se levante do sofá e desligue a TV.”


FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/consumo-diario-de-nozes-pode-reduzir-riscos-de-cancer-de-mama 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Maria Cecília participa da palestra Interativa da Mostra “De peito Aberto”



Na última quarta-feira, 21, Maria Cecília Palma, 1ª Secretária do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - Humsol participou da palestra interativa, que faz parte do Projeto De Peito Aberto. Ao final do evento houve o lançamento do livro que conta as histórias retratadas na exposição fotográfica. 

O debate foi ministrado pelos idealizadores do projeto, De Peito Aberto: Vera Golik e Hugo Lenzi. Maria Cecília compôs o debate como ex-paciente e falou sobre sua experiência. Também participaram Janiceli Hableich Silvestre, mastologista e professora da UEPG, Carlos Satio Mitsugui, médico bioeticista e coordenador Geral do Núcleo de Estudos de Bioética da Associação Brasil Soka Gakkai – BSGI, e Amadeu Costa Monteiro, ex-pacientes.

Durante a palestra foram discutidos assuntos relacionados ao Câncer de Mama. O debate teve como objetivo informar e promover uma interação entre todos os presentes, ajudando a quebrar os paradigmas a respeito do tema: câncer de mama.

Maria Cecília explica que eventos como esse são de grande importância para lembrar homens e mulheres que a prevenção é fundamental. Segundo ela é preciso conhecer o próprio corpo, tirar a máscara para enfrentar a doença. “Entender que há sim possibilidade de cura”.

Terezinha Andrade Possebom, presidente do conselho fiscal do Humsol, ressalta a importância de palestras interativas em que partilham experiência. “Cada vez que participamos, ouvimos algo que passou despercebido, e sempre aprendemos com as pessoas”. Para ela é muito gratificante poder falar sobre o assunto. Ela lembra ainda que uma pessoa que passa pela doença e não aprende nada é digna de pena.

Serviço: A exposição fotográfica De Peito Aberto teve início no dia 6 de março e permanecerá até o dia 1° de abril, na Caixa Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR.

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Instituto Humsol discute Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e de Mama



No dia 22 de março, a presidente do Instituto Humsol, Tânia Mary Gomez, estará presente na Reunião da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde Da Mama – FEMAMA.No mesmo dia também acontece a II Reunião do Comitê de Mobilização Social para o Fortalecimento das Ações de Prevenção e Qualificação do Diagnóstico e do Tratamento de Câncer do Colo do Útero e da Mama.



O evento terá início às 15h, no Auditório Emílio Ribas localizado no térreo do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios.



Além da presença da presidente do Instituto Humsol, que estará representando o Instituto como Secretária Executiva da FEMAMA, estará presente o Ministro do Estado da Saúde, Alexandre Padilha, e membros da Femama.



Durante a reunião será anunciado o resultado do relatório "Descoberta de Disparidades”, que é um estudo comparativo sobre a Política de Câncer de Mama na América Latina.



O estudo é desenvolvido pela União Latino-Americana contra o Câncer da Mulher (ULACCAM), com o apoio da American Cancer Society (ACS), e trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que aborda o estado de controle do câncer em cinco países da região (Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela).













terça-feira, 20 de março de 2012

Palestra Interativa aborda o câncer de mama na Caixa Cultural



Projeto “De Peito Aberto” busca estimular a conversa sobre o tema e motivar as mulheres que lutaram ou estão lutando contra a doença


Na próxima quarta-feira, 21, acontecerá a palestra interativa do Projeto “De Peito Aberto”, às 19hs no Teatro da Caixa, com Exposição Fotográfica e lançamento do livro. A exposição teve início no dia 6 de março e permanecerá até o dia 1° de abril.



Na palestra interativa “De Peito Aberto”, será discutido sobre o Câncer de Mama, a qual irá fornecer informações para que todos possam interagir sobre o tema, ajudando a quebrar os paradigmas a respeito do mesmo.


A palestra contará com a presença dos idealizadores do projeto, Vera Golik e Hugo Lenzi, além da participação de, Janiceli Hableich Silvestre (mastologista e professora da UEPG), Carlos Satio Mitsugui (médico bioeticista e coordenador Geral do Núcleo de Estudos de Bioética da Associação Brasil Soka Gakkai – BSGI),Tânia Mary Gomez e Amadeu Costa Monteiro, ex-pacientes.


A exposição reúne a história de vida de mais de 50 mulheres que enfrentaram a doença, entre 18 e 70 anos, de diversos países, origens, etnias e classes sociais, nos quais estão o Brasil, Espanha e Estados Unidos.


A mostra já rodou diversas cidades brasileiras e foi apresentada no final de 2011, na sede da ONU, em Nova York e na CAIXA Cultural Rio do Janeiro.


Mais informações www.caixa.gov.br/caixacultural


Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR


Data: 21 de março de 2012


Horário:19hs


Entrada franca


domingo, 18 de março de 2012

O Instituto Humsol realiza palestra no Banco do Brasil








Na última sexta-feira 16, a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - Humsol, Tânia Mary Gomez, ministrou a palestra “Celebrando a Vida Cor de Rosa”, sobre a prevenção do Câncer de Mama.

O evento aconteceu na agência CSL, Centro de Serviços Logísticos do Banco do Brasil, em comemoração ao Dia Internacional de Mulher.

O início da palestra contou com as quatro palavras mágicas da mulher, “Linda, Maravilhosa, Vitaminada e Poderosa!”.

Além do Câncer de Mama, a presidente do Instituto falou sobre o câncer de pele, de boca, de próstata entre outros, para que todos façam o diagnóstico na fase inicial da doença.

A missão da palestra foi a de mostrar a superação!

E como Sempre, Tânia, mostra dinamismo e motivação, atraindo a atenção de todas.
“Muito boa a palestra, mensagem positiva que trouxe informação envolvendo emoção, estou grávida de uma menina e essas informações são muito importantes”, diz Liziane Regina Gomes Sutnik, assistente do CSL, participante da palestra.

Tânia apresentou dados relativos ao câncer de mama no Brasil, e explicou que a cada ano surgem cinqüenta mil novos casos da doença e 1 milhão em todo o mundo, em um total de 60% em estágio avançado.

Com o diagnóstico precoce é possível reduzir a mortalidade em até 30%, e para consciência de todas foi confeccionado o Chaveiro da Vida, projeto idealizado por Tânia Mary Gomez, com reconhecimento em Varsóvia.

Silmara Portela, salientou sobre a compreensão do tema abordado, “Achei [ótimo o ritmo extrovertido e o chaveiro, demonstrando que com a prevenção há chances de cura”.

Sheila Soares Kordel, assistente no Banco do Brasil e voluntária da Ecoa (Equipe de Comunicação e auto-desenvolvimento promovida pelo Banco do Brasil em cada agência), falou sobre a importância do evento, “É um momento de interação, de olhar quem está ao lado, dar uma sacudida, pensando na qualidade de vida”.

Para finalizar Tânia apresentou slides, e pediu pra que todas levantassem e cantassem juntas a música “Rosas” de Ana Carolina.

segunda-feira, 12 de março de 2012

O Insituto Humsol leva informação sobre a prevenção de Câncer para mulheres de Rosa Del Monday



A presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – Humsol, Tânia Gomez, ministrou palestra na 11º Noche Internacional de la Mujer. O evento ocorreu no dia 8 de março, no Club Social Santa Rosa Del Monday. Estiveram presentes durante a apresentação 650 mulheres de Rosa Del Monday e região vizinha. A noite foi de muita alegria informação e durante o acontecimento foram realizados sorteios de prêmios.

O evento foi organizado só para mulheres, e a programação organizada para um momento dedicado a saúde da mulher. A palestrante empolgou o público com uma PALESTRA-SHOW, interagindo com o públido, apresentando imagens que sensibilizaram e conscientizaram as mulheres presentes, além de mobilizar o público para cantar e dançar. 

Tânia ressalta a importância do evento e do trabalho realizado pelo HUMSOL.  “Somos a única instituição brasileira que presta informações através de palestras para brasiguaios, sobre prevenção de Câncer”. Ela comenta também que já há convite para ministrar eventos nos dias 8,9 e 10 de maio novamente no Paraguai, dessa vez em outra região.  Dentre as organizações não governamentais, o Instituto HUMSOL, se destaca a nível internacional pela sua atuação e pelo compromisso de levar a mensagem de prevenção a todos que lhe procuram”, argumenta.


A palestra contou também com a Enfermeira Deisi Forlin,  profissional competente e que com seus conhecimentos contribuiu para que a mensagem fosse passada e bem entendida pelas mulheres presentes. Um grupo de jovens do local também fez apresentações de danças, encerrando os trabalhos com muito entusiasmo e alegria, evidenciando que mesmo depois de um câncer a vida pode ser vivida com muita intensidade.

Mulheres vividenses comemoraram o dia delas com uma grande festa.

Mais de mil mulheres participaram da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em Coronel Vivida. O tema foi “Carnaval Anos 70″. As festividades aconteceram no sábado dia 10 de março, no Complexo Esportivo Barro Preto. A festa começou com o café da manhã, preparado pelos clubes de mães do município. Foi servido um grande almoço para as mulheres presentes, além de desfiles e sorteio de brindes. 
De acordo com o coordenador do evento, Francisco Bernardo, a festa superou as expectativas, tanto em participação como em diversão. As mulheres demonstraram muita elegância, simpatia e alegria. A pedagoga Tânia Mary Gomez, presidente do Instituto Sol, de Curitiba, que trata de pessoas com câncer, contou que já superou um câncer de mama. Ela deu dicas de como prevenir e tratar esta doença. 
A palestrante deixou claro que tanto  mulheres quanto homens, devem tomar cuidado com esta doença que tem levado muita gente à morte. O prefeito Fernando Gugik, destacou a importância da mulher no desenvolvimento do país e sancionou a lei que cria o conselho municipal dos direitos das mulheres vividenses.
Por, Valdenir Lima, fonte Portal RVP.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Humsol realiza campanha de prevenção ao câncer de mama em homens em evento na UniBrasil

O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - Humsol esteve presente no dia 8 de março no evento em homenagem as mulheres paranaenses realizado nas Faculdades Integradas do Brasil - UniBrasil. Nas palestras foram discutidos temas como, “Voluntariado feminino: ações e resultados” ministrada por Dirce Merlin Clève, e “A saúde feminina e os desafios para as políticas públicas” apresentada por Michelle Hartmann.

O Instituto Humsol realizou no evento campanhas de prevenção ao câncer de mama em homens. Foi entregue aos participantes o laço rosa, símbolo da campanha no qual continha um pontinho azul, este representa os 2% de homens com câncer de mama no Brasil. A intenção do Humsol é chamar a atenção ao câncer de mama não só mais das mulheres, mas também dos homens, já que esse percentual aumenta a cada dia no Brasil.

As homenageadas foram mulheres destaques de diversas áreas do saber, como Escola de Negócios, Escola de Educação, Escola de Comunicação, Escola de Saúde e Escola de Direito, alunas e funcionarias da UniBrasil. O evento contou também com a participação de Fernanda Richa Secretária da Família e Desenvolvimento Social  que discursou sobre o reconhecimento da mulher e seu papel na sociedade, ao se colocar igual ou superior aos homens em uma competição saudável.

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER!


Parabéns Mulher! 

Não pelo dia 8 de março, nem pelo beijo e abraço... 

Mas por ser o que és....
Raiz da sensibilidade
Tronco da multiplicidade
Folhas da serenidade
Flor da fertilidade
Essência da natureza humana... 

Parabéns!!!
A todas vocês o nosso mais profundo
respeito e admiração
Em cada mulher uma história
Uma força
Um sonho
Uma vida que se multiplica...


quarta-feira, 7 de março de 2012

Representantes do HUMSOL visitam exposição De Peito Aberto



As representantes do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL Tania Mary Gomez e Maria Cecília Palma estiveram presentes, no dia seis de março, na visita guiada da exposição fotográfica De Peito Aberto. A mostra apresenta a autoestima da mulher com câncer de mama sobre uma abordagem humanista. A Apresentação é fruto do projeto da jornalista e escritora Vera Golik e o fotografo e sociólogo Hugo Lenzi.
Foto:  Clemilton Carvalho 
De Peito Aberto foi lançado em 2006 e retrata a importância de uma abordagem humanista sobre a doença dividida em quatro fases: a descoberta, o processo de enfrentamento que afeta na perda dos símbolos femininos, o apoio e a superação. O objetivo do trabalho é promover um diálogo franco entre todos os envolvidos, pacientes, médicos, amigos e familiares, para mostrar a dimensão humana que envolve a doença.
A jornalista Vera Golik falou um pouco da história de cada mulher fotografada ressaltando o humanismo em todo o trabalho. Ela contou que ao ouvir as mulheres como jornalista tentava manter uma imparcialidade, mas que se colocava no lugar de cada uma delas. “Fui me emocionando a cada história”, destaca.
Foto:  Clemilton Carvalho            
Tania Gomez e Raquel do Instituto HUMSOL ao final da apresentação disseram que muitos casos lembram a trajetória vivenciada por elas desde o diagnostico da doença. Lembraram-se do apoio da família, os pensamentos sobre as circunstancias que estavam e a luta pela vida, pela vitória.
         Serviço: A exposição está aberta para visitação de 7 de março a 1 de abril, na Caixa Cultural de Curitiba na Rua Conselheiro Laurindo, 280 centro. 

quinta-feira, 1 de março de 2012

O Instituto Humsol em parceria com a Femama, convida a todos para a exposição "De Peito Aberto". 
A abertura será dia 6 de março às 18:30hs, e ficará de 7 de março à 1º de abril, no teatro da CAIXA.

AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS!