segunda-feira, 26 de março de 2012

Maria Cecília participa da palestra Interativa da Mostra “De peito Aberto”



Na última quarta-feira, 21, Maria Cecília Palma, 1ª Secretária do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - Humsol participou da palestra interativa, que faz parte do Projeto De Peito Aberto. Ao final do evento houve o lançamento do livro que conta as histórias retratadas na exposição fotográfica. 

O debate foi ministrado pelos idealizadores do projeto, De Peito Aberto: Vera Golik e Hugo Lenzi. Maria Cecília compôs o debate como ex-paciente e falou sobre sua experiência. Também participaram Janiceli Hableich Silvestre, mastologista e professora da UEPG, Carlos Satio Mitsugui, médico bioeticista e coordenador Geral do Núcleo de Estudos de Bioética da Associação Brasil Soka Gakkai – BSGI, e Amadeu Costa Monteiro, ex-pacientes.

Durante a palestra foram discutidos assuntos relacionados ao Câncer de Mama. O debate teve como objetivo informar e promover uma interação entre todos os presentes, ajudando a quebrar os paradigmas a respeito do tema: câncer de mama.

Maria Cecília explica que eventos como esse são de grande importância para lembrar homens e mulheres que a prevenção é fundamental. Segundo ela é preciso conhecer o próprio corpo, tirar a máscara para enfrentar a doença. “Entender que há sim possibilidade de cura”.

Terezinha Andrade Possebom, presidente do conselho fiscal do Humsol, ressalta a importância de palestras interativas em que partilham experiência. “Cada vez que participamos, ouvimos algo que passou despercebido, e sempre aprendemos com as pessoas”. Para ela é muito gratificante poder falar sobre o assunto. Ela lembra ainda que uma pessoa que passa pela doença e não aprende nada é digna de pena.

Serviço: A exposição fotográfica De Peito Aberto teve início no dia 6 de março e permanecerá até o dia 1° de abril, na Caixa Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR.