As representantes do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL Tania Mary Gomez e Maria Cecília Palma estiveram presentes, no dia seis de março, na visita guiada da exposição fotográfica De Peito Aberto. A mostra apresenta a autoestima da mulher com câncer de mama sobre uma abordagem humanista. A Apresentação é fruto do projeto da jornalista e escritora Vera Golik e o fotografo e sociólogo Hugo Lenzi.
|
Foto: Clemilton Carvalho |
De Peito Aberto foi lançado em 2006 e retrata a importância de uma abordagem humanista sobre a doença dividida em quatro fases: a descoberta, o processo de enfrentamento que afeta na perda dos símbolos femininos, o apoio e a superação. O objetivo do trabalho é promover um diálogo franco entre todos os envolvidos, pacientes, médicos, amigos e familiares, para mostrar a dimensão humana que envolve a doença.A jornalista Vera Golik falou um pouco da história de cada mulher fotografada ressaltando o humanismo em todo o trabalho. Ela contou que ao ouvir as mulheres como jornalista tentava manter uma imparcialidade, mas que se colocava no lugar de cada uma delas. “Fui me emocionando a cada história”, destaca.
|
Foto: Clemilton Carvalho |
Tania Gomez e Raquel do Instituto HUMSOL ao final da apresentação disseram que muitos casos lembram a trajetória vivenciada por elas desde o diagnostico da doença. Lembraram-se do apoio da família, os pensamentos sobre as circunstancias que estavam e a luta pela vida, pela vitória. Serviço: A exposição está aberta para visitação de 7 de março a 1 de abril, na Caixa Cultural de Curitiba na Rua Conselheiro Laurindo, 280 centro.