quarta-feira, 27 de outubro de 2010

OUTUBRO ROSA

Unidade SESI CIC, público misto: contação de história e declamação de poesia, realizada pelas voluntárias do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - HUMSOL.


Colégio SESI Portão: 



Ação da Oficina: PREVENIR É O ALVO.

Palestra sobre a prevenção do câncer de mama, com a participação do HUMSOL, como etapa do Projeto Piloto que tem como desafio proposto: apresentar a doença (câncer), como uma doença que pode ser curada desde que seja feito o diagnóstico precoce.

Empresa Itaipu Binacional, contação de história e declamação de poesia, realizada pelas voluntárias do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - HUMSOL. A recepção à atividade foi maravilhosa. Com um público de 34 pessoas composto por 24 funcionárias e 10 funcionários, participou da ação com grande atenção e interesse.


Nós Podemos Almirante Tamandaré:

Divulgação da importância do auto-exame, assim como da realização da mamografia.


Nós Podemos Araucária:


No dia 08/10, o acadêmico de pedagogia Moacir Tuleski Pereira (integrante do Movimento) e sua turma, entregaram + - 450 fitinhas rosa na faculdade FANEESP e no CEEBJA de Araucária, envolvendo alunos, funcionários, professores e direção.


No dia 20/10 articulação com as voluntárias da HUMSOL para a ação na Empresa CSN. Atividade esta que demonstrou grande interesse das ouvintes: 18 mulheres, setor administrativo.


Nós Podemos Campo Largo


Dia: 15/10 – 19h00min

Ação

• Abertura: acender das luzes

• Apresentação de coral

• Distribuição de folders informativos

• Palestrante convidado para falar sobre a prevenção do câncer de mama

Local

Praça Getúlio Vargas


Dia: 18 a 21/10

Mobilização para o evento do dia 22.10: Unidades Básicas de Saúde, comunidades, pastorais, meios de comunicação.

Dia 22/10 – 08h30min

Ação

• Caminhada pela prevenção do câncer de mama

• Tenda informativa sobre o auto-exame e vinculo nas UBS

• Atividades físicas

• Aferição de pressão e teste de glicemia

Participação dos alunos do Colégio SESI, na Caminhada, com apresentação de cartazes, alertando sobre a prevenção e divulgação dos trabalhos em prol dos ODM.


SESI Ginástica na Empresa em Campo Largo:

Mini Palestras de Conscientização sobre o câncer de mama, realizadas nas Empresas, EM 26/10/2010.

GERMER PORCELANAS


METALSA

INGRA


 Nós Podemos Campina Grande do Sul:


O Movimento promoveu ações em prol do combate ao câncer de mama e colo do útero, com feiras, ações na Assistência Social – CRAS e outros trabalhos dirigidos às mães da região. Segue em anexo a programação das ações, cuja iniciativa foi incentivada e articulada pela coordenadora do Movimento Nós Podemos Campina Grande do Sul.


Nós Podemos Paranaguá


Acadêmicos recebem fitinhas e orientações sobre a prevenção do câncer de mama.



Os acadêmicos do curso de Administração (turma 2º B) da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) realizaram na última sexta-feira (15) uma mobilização em prol do ODM 6 (Combater a Aids, Malária e outras doenças) e pela Campanha Outubro Rosa, que visa promover ações de prevenção ao câncer de mama.


Durante a ação foram repassadas informações sobre a importância do autoexame e da mamografia. Além disso, cerca de 50 fitinhas rosa (símbolo da campanha) foram distribuídas na faculdade. As docentes da instituição receberam uma atenção especial devido à comemoração do Dia do Professor: um cartão com ilustrações demonstrando como realizar o autoexame e uma fitinha rosa.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Allianz apoia o Outubro Rosa


Um mês dedicado à vida inteira.

A Allianz, pioneira em pesquisas de prevenção de riscos, apoia o Outubro Rosa, um projeto realizado no mundo todo para promover o combate ao câncer de mama.

Sempre pensando na qualidade de vida e bem-estar dos seus parceiros, a Allianz convida você a também alertar sobre a importância de realizar os exames solicitados pelo médico, na sua consulta anual. Entre na luta contra o câncer de mama!
Consulte a página da Allianz sobre o tema e contribua para a causa, divulgando-a entre seus clientes!

http://www.allianz.com.br/outubrorosa

A DJ Analy - ex-BBB apóia o Outubro Rosa

A Dig Dutra - Abadia do Zorra Total apóia o Outubro Rosa

As longboarders Fernanda Daichtman, Thiara Mandelli e Bárbara Sieno apoiam o Outubro Rosa

Yumi Okamura da Revista Auto-Estima apóia o Outubro Rosa

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Programação Foz do Iguaçu

ParkShoppingBarigüi adere à causa do câncer de mama durante o Outubro Rosa

A fachada do ParkShoppingBarigüi estará cor-de-rosa, a partir desta quinta-feira, para marcar o "Outubro Rosa", um mês de atividades dirigidas à prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa é promovido pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), com apoio da Prefeitura de Curitiba.O ParkShoppingBarigüi acende seus holofotes da cor oficial do câncer de mama entre os dias 14 e 24 de outubro.

É a segunda vez que o shopping adere a uma campanha com objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama. Na primeira vez, em 2005, trouxe em comemoração aos 10 anos da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, realizada no Brasil com exclusividade pelo IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, uma exposição fotográfica que mostrou a trajetória de sucesso do projeto através de 500 fotos que ficaram expostas na Praça de Eventos.

Sobre o ParkShoppingBarigüi

Com investimentos de R$ 220 milhões, o ParkShoppingBarigüi foi inaugurado em 12 de novembro de 2003 para proporcionar uma experiência de consumo diferenciada em Curitiba. Atualmente, o empreendimento pertence aos grupos Multiplan Empreendimentos Imobiliários S/A, J. Malucelli Administradora de Bens Ltda, e Deneli Administração e Participações Ltda. Referência em lazer, entretenimento e consumo, o ParkShoppingBarigüi é a operação do grupo Multiplan que registra um dos melhores desempenhos na maturação do projeto e consolidação no mercado. Primeiro empreendimento da Multiplan na região Sul do país, o shopping revelou-se um sucesso desde a comercialização. Em seu primeiro ano de funcionamento, consolidou-se como pólo de desenvolvimento da Zona Oeste de Curitiba. Considerado um dos empreendimentos mais modernos do país devido aos conceitos arquitetônicos empregados, o projeto integra o meio ambiente à edificação e valoriza as áreas verdes.

Leilão beneficiente

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Shopping Curitiba se veste de rosa por Campanha Contra o Câncer de Mama

Shopping Curitiba


Quem passa em frente ao Shopping Curitiba, localizado no coração da capital paranaense, percebe que ele está diferente. Em vez da tradicional iluminação branca, canhões com filtros rosa ‘lavam’ a fachada que já serviu antigamente ao exército e é um monumento histórico. O motivo da nova iluminação, que permanecerá durante o mês, está na campanha conhecida como Outubro Rosa, que busca chamar a atenção da população sobre o câncer de mama.

Por meio do ato simbólico de iluminar de cor-de-rosa patrimônios públicos e a iniciativa privada, explica Márcia Campos do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), o Outubro Rosa percorre o mundo atraindo a atenção da mídia para a importância do diagnóstico precoce. Segundo a gerente de marketing Paola Noguchi, o Shopping Curitiba apoia a campanha por concordar com a importância da prevenção.

No Estado do Paraná, o movimento teve início em 2005 com o projeto ‘Vamos Vestir Curitiba de Cor-de-Rosa’. Até que a realização de ações de prevenção virou lei estadual. Curitiba participou pela primeira vez do Outubro Rosa em 2008, com a iluminação da Ópera de Arame. Em 2009, a iluminação foi feita no Jardim Botânico e no Paço da Liberdade. Na Austrália, o monumento que recebe a iluminação rosada é a Ópera de Sydney.  
 
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, as chances de cura são de 92%.


Humsol

O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - HUMSOL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em julho de 2009. Sua base de trabalho é levar à população projetos que possam melhorar a realidade, principalmente junto a comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Outra ação que exerce forte apelo na população são as caminhadas contra o câncer de mama, movimento que surgiu no Brasil com a Campanha do Alvo, capitaneada pelo IBCC.




Serviço:
Shopping Curitiba
Av. Brigadeiro Franco, 2300 Batel
Curitiba/PR
(41) 3026-1000
http://www.shoppingcuritiba.com.br/

Fonte: PG1 Comunicação

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Outubro Rosa ilumina Jardim Botânico

Estufa do parque ganha iluminação especial neste mês para lembrar as atividades de prevenção ao câncer de mama


A partir desta sexta-feira (1), a estufa do Jardim Botânico, em Curitiba, ganha uma iluminação cor-de-rosa, para marcar o início do “Outubro Rosa”. Durante este mês, prefeitura e entidades promovem atividades ligadas à prevenção do câncer de mama. Na capital, as atividades são promovidas pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), com apoio da prefeitura.


A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve, desde o ano passado, o programa Mulher Curitibana, que tem como um dos focos o esclarecimento e a oferta de mamografias a partir dos 50 anos de idade. Desde a implantação do programa, em novembro de 2009, cerca de 85 mil mamografias foram realizadas.

A faixa etária de 50 anos foi escolhida para ter preferência nos exames porque cerca de 59% dos casos da doença, um tipo de neoplasia de maior incidência e com alto número de mortes, acontecem em mulheres dessa idade. Além disso, mulheres mais jovens, mas que têm casos da doença na família, também são orientadas a fazer o exame.

Na capital, o Clube Curitibano também manterá uma iluminação diferenciada nesta sexta-feira, quando promove palestra sobre o assunto para as sócias.

História

O movimento Outubro Rosa começou em 2005, com ações pontuais em Curitiba e que se espalharam pelo estado. A iluminação em pontos turísticos começou em 2008, quando o teatro Ópera de Arame ficou cor-de-rosa. No ano passado, a estufa do Jardim Botânico, o Paço da Liberdade e a torre da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) ganharam a iluminação especial.

Gazeta do Povo

Imagem da Santa será inserida no “Outubro Rosa”

A partir do dia 7, e durante todo este mês de outubro, a imagem de Nossa Senhora das Graças, um dos principais ícones de Irati, fará parte do movimento “Outubro Rosa” e, a exemplo de outros monumentos no mundo inteiro, será iluminada com a referida cor.

A campanha à qual Irati aderiu é mais um esforço para conscientizar as mulheres sobre a necessidade da mamografia. O exame é considerado o mais importante recurso para diagnosticar precocemente, tratar e aumentar o percentual de cura completa, dos casos de câncer de mama.

Em Irati, o movimento está sendo coordenado pela Associação do Núcleo de Apoio aos Portadores de Câncer de Irati (ANAPCI), e recebeu apoio da prefeitura que está adaptando a iluminação na Colina Nossa Senhora das Graças para reproduzir a cor rosa na imagem da Santa. Se as condições do tempo permitirem, a ANAPCI pretende realizar uma pequena cerimônia de lançamento do movimento em Irati, no início da noite, no Morro da Santa, ligando a iluminação rosa naquele monumento.

ANAPCI - desde 2005

A Associação do Núcleo de Apoio aos Portadores de Câncer de Irati (ANAPCI) existe desde o ano de 2005 e sobrevive exclusivamente de doações dos iratienses, entre pessoas físicas e jurídicas, e do trabalho de seus voluntários.

O trabalho foi iniciado naquele ano por Dione Yurk e Jose Kosloski e tem como atual presidente Ieda Waidzik. Segundo ela, hoje são 35 famílias cadastradas no atendimento à pessoa portadora de câncer em Irati, que recebem um ou vários tipos de auxílio da entidade, entre cestas básicas, alimentação especial, medicação e, principalmente, intermediação e acompanhamento no tratamento. “Temos 30 voluntários que visitam as famílias que buscam o nosso apoio e vêm as necessidades de cada caso, para orientar e agendar o tratamento, na sua totalidade de pessoas simples e carentes”, explica Ieda.

A presidente argumenta ainda que a ANAPCI trabalha com dois braços de atuação, sendo que um deles é este tipo de atenção às famílias e aos portadores da enfermidade e o outro que é o de acolher aqueles que vem principalmente do interior e precisam de um local para pernoitar e se alimentar até apanhar a condução, que geralmente sai de madrugada, em direção aos grandes centros de tratamento.

Ieda explica que recentemente o espaço foi ampliado com a mudança de instalações para uma casa maior, próxima à sede antiga, na Rua Pedro Choma. “Dos dois quartos que tínhamos para atender as pessoas, agora temos quatro, além de dois banheiros, sala para artesanato e outras dependências”, enfatiza. Outro importante auxílio ao trabalho prestado pela associação que veio se somar recentemente foi a doação de um veículo utilitário que facilita o transporte de pacientes e outros serviços necessários.

A ANAPCI depende da doação de qualquer valor pela comunidade. Para maiores informações o telefone é 3423 3695. Quem quiser conhecer de perto o trabalho da entidade pode visitar pessoalmente a sua sede que fica à Rua Marechal Mallet, 152, Bairro Alto da Glória, bem próximo de onde funcionava a antiga instalação.

“Outubro Rosa” - histórico

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como “Outubro Rosa”. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche e outras ações.

Iluminação rosa: origem incerta

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros marcos e símbolos dentro da campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de mama surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 anos do Encerramento da Revolução, o monumento foi iluminado de rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos. No Brasil, o monumento do Cristo Redentor é a maior expressão nacional da campanha. Em Irati, é a primeira vez que o movimento é lembrado através da iluminação.


Foto: Durante todo este mês a imagem da Santa vai lembrar o movimento “Outubro Rosa”.

Outubro rosa: Azul pinta avião e ônibus para a campanha




A partir de hoje um dos aviões da empresa Azul estará rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama, em parceria com a Embraer e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O avião terá uma tripulação especial composta somente por mulheres uniformizadas em rosa. A aeronave, um Embraer 195, será apresentada ao público pela primeira vez, na fábrica da empresa em São José dos Campos. Um dos ônibus de transporte dos passageiros já está circulando pintado de rosa. O movimento Outubro Rosa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997. Durante o mês de outubro além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa. Desde terça-feira (05), o Cristo Redentor no Rio de Janeiro apresenta a iluminação rosa, marcando o lançamento oficial do movimento no Brasil.


http://colunistas.ig.com.br/cip/2010/10/07/outubro-rosa-azul-pinta-aviao-e-onibus-para-a-campanha/