quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Outubro Rosa ilumina Jardim Botânico

Estufa do parque ganha iluminação especial neste mês para lembrar as atividades de prevenção ao câncer de mama


A partir desta sexta-feira (1), a estufa do Jardim Botânico, em Curitiba, ganha uma iluminação cor-de-rosa, para marcar o início do “Outubro Rosa”. Durante este mês, prefeitura e entidades promovem atividades ligadas à prevenção do câncer de mama. Na capital, as atividades são promovidas pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), com apoio da prefeitura.


A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve, desde o ano passado, o programa Mulher Curitibana, que tem como um dos focos o esclarecimento e a oferta de mamografias a partir dos 50 anos de idade. Desde a implantação do programa, em novembro de 2009, cerca de 85 mil mamografias foram realizadas.

A faixa etária de 50 anos foi escolhida para ter preferência nos exames porque cerca de 59% dos casos da doença, um tipo de neoplasia de maior incidência e com alto número de mortes, acontecem em mulheres dessa idade. Além disso, mulheres mais jovens, mas que têm casos da doença na família, também são orientadas a fazer o exame.

Na capital, o Clube Curitibano também manterá uma iluminação diferenciada nesta sexta-feira, quando promove palestra sobre o assunto para as sócias.

História

O movimento Outubro Rosa começou em 2005, com ações pontuais em Curitiba e que se espalharam pelo estado. A iluminação em pontos turísticos começou em 2008, quando o teatro Ópera de Arame ficou cor-de-rosa. No ano passado, a estufa do Jardim Botânico, o Paço da Liberdade e a torre da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) ganharam a iluminação especial.

Gazeta do Povo