domingo, 28 de agosto de 2011


Rosa a cor da vida: eficiente mobilização

 

Marília Maia e Andréa Muricy foram as madrinhas do evento Dia Rosa, escolhidas por Gisela Amaral – presença destaque e madrinha da campanha no Brasil – que elegante e segura deu depoimento pessoal e discorreu com naturalidade sobre o assunto.

Organização nota 10, e prestígio idem, na quarta-feira dia 24, no Graciosa Country Clube, na conscientização sobre câncer de mama que realiza palestras e exposições para incentivar mulheres a reservar um dia rosa por ano para realizar sua mamografia.

Ponto alto foi a palestra do médico Evanius Wiermann, complementada com as palavras do médico Vinícius Budel e depoimento de Tânia Mary Gomez, que igualmente falou sobre sua experiência pessoal. Tânia é uma das fortes militantes pela causa e pioneira em nosso estado e profere palestras por todo o Brasil. É presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, que contribuiu em grande parte para o sucesso do evento.

Igualmente as palavras da presidente Walkyria Gaertner Boz, e a presença das senhoras, todas em rosa, da Rede Feminina de combate ao câncer, que desenvolve trabalho de respeito na área que conta hoje com aproximadamente 400 voluntárias.

Presenças da primeira-dama e secretária da Família e Ação Social, Fernanda Richa, que anunciou que o Palácio Iguaçu será iluminado na cor rosa para homenagear o Outubro Rosa, outra ação da campanha. Avani Slomp Rodrigues, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, seguiu o exemplo afirmando a participação da ACP com apoio das integrantes do Conselho da Mulher e sua presidente, Kazuco Akamine Ferraz, e igualmente da presidente do Conselho da Condição Feminina, Beth Maia. Mulheres Guerreiras.

A campanha do Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população de todo o mundo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento e reabilitação. Surgiu em 1997, na Califórnia e ganhou o mundo iluminando monumentos com holofotes rosa.

Nos salões lotados do Country Club, no evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama, um único se não: a sala montada com produtos revertidos à campanha, ao lado do salão principal, não teve a visita da décima parte do público presente. Fica a dica: vamos prestar mais atenção às boas causas, especialmente em um evento totalmente patrocinado.

FONTE: Colunista -  Wilson de Araújo Bueno - wilsonbueno@brturbo.com.br