domingo, 4 de setembro de 2011


DIA ROSA NO GRACIOSA COUNTRY CLUB FOI UM SUCESSO!

No dia 24 de agosto às 18hs no Graciosa Country Club, aconteceu a comemoração do Dia Rosa, organizado por Gisela do Amaral, madrinha da campanha no Brasil.

Marília Maia e Andréa Muricy, escolhidas por Gisela foram as madrinhas do evento Dia Rosa em Curitiba, com a presença dos palestrantes Dr. Evanius Wiermann, um dos maiores mastologistas do país, do médico Vinicius Milani Budel do Hospital de Clínicas, da primeira dama Fernanda Richa, da presidente do Instituto Humsol, Tânia Mary Gomez, a presidente Walkyria Gaertner Boz, e a presença das senhoras da Rede Feminina de combate ao câncer do hospital Erasto Gaertner, que desenvolvem um trabalho maravilhoso de respeito na área que conta hoje com aproximadamente 400 voluntárias, Avani Slomp Rodrigues, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná que também é parceira e a participação da ACP com apoio das integrantes do Conselho da Mulher e sua presidente, Kazuco Akamine Ferraz, e igualmente da presidente do Conselho da Condição Feminina, Beth Maia. Mulheres Guerreiras.

Segundo Gisela, no estado do Paraná, Curitiba é a cidade do Brasil mais extraordinária na execução do câncer de mama e ainda comentou o quanto é  importante a leitura da mamografia e não só a dos aparelhos.

O médico Vinicius Milani Budel do Hospital de clinicas, convidado a palestrar no evento comentou que a mamografia é um diagnostico precoce de mulheres com câncer de mama, e ainda relatou que segundo dados da Secretaria do Estado, relatou que  desde 99 eram feitas mil mamografias por ano e no ano de 2010 foram feitas  300 mil mamografias e 410 pericias para este ano de 2011.
Segundo Budel, em 99 tiveram 474 casos de óbito e hoje 720 casos e na grande maioria abaixo de 50 anos de idade.

Quanto mais escura a mama é mais fácil o diagnóstico, e o hospital de clinicas está de portas abertas para todas as mulheres fazerem não somente o diagnóstico precoce e sim de muitas que já o fizeram, e estamos aqui para colocarmos o alvo certo para que todas busquem, pois o exame é gratuito, disse Milani.

A Secretaria de Saúde de Curitiba foi muito bem representada pela coordenadora do Programa Mulher Curitibana, Dr.que comentou que agentes do estado vão até a casa de cada uma dessas mulheres para convidá-las a fazer o diagnóstico gratuito.

Durante a palestra a presidente do Instituto Humsol, foi convidada a dar seu depoimento e disse que, em primeiro lugar estava ali como paciente que passou por todo o processo que não é fácil mas é maravilhoso pois conseguiu chegar a tempo para salvar sua vida havia.
Gomez também comentou que serão plantadas 260 mil mudas de flores cor de rosa em Curitiba.

A presidente do Instituto, havia feito sua última mamografia há 10 meses e por seu marido ser oncologista, achava que jamais teria que se preocupar com a doença, mas segundo ela não foi fácil, pois é preciso reunir toda força e coragem para vencê-la, e ainda comentou que vive cada segundo de sua vida e que se todas as pessoas tivessem essa consciência de viver isso em seu coração a vida seria bem melhor e ainda disse,“ É maravilhoso viver cada dia!”

Uma das grandes novidades de Fernanda Richa foi de que o Palácio do Governo será iluminado de cor-de-rosa no mês de outubro!
Segundo a primeira dama, a secretaria irá trabalhar fortemente no resgate das famílias através da promoção e capacitação na assistência social, promovendo cada individuo para que ele não precise mais do sistema.
E finalizou que o importante é a prevenção através da mamografia, pois é o único exame que têm o diagnóstico e mostrar que é preciso passar essa informação a todas às mulheres.


Em sua palestra, o médico Dr. Evanius, alertou que quanto antes tiver o diagnóstico a paciente terá mais sucesso e ainda comentou que todo câncer é genético e não hereditário, pois para desenvolver o câncer qualquer um pode ter.
Um dos locais mais comuns em que se desenvolve a doença, são os gânglios linfáticos embaixo do braço. É uma doença prevalente e têm uma incidência e prevalência muito alta.

O mastologista disse que, atualmente no Brasil há 50 mil novos casos de câncer. No Paraná são mais de 3 mil casos, sendo que a cidade de Curitiba têm 77 novos casos há cada cem mulheres.

Segundo Dr. Evanius, o tabagismo é um fator prognóstico e mostrou que as mulheres que fumam têm 40 % de chance de morrer ao desenvolver o câncer de mama.

Quem esteve presente também foi a Deputado Mara Lima, que está abraçando a causa junto ao Instituto Humsol  estamos vendo essa conscientização e prevenção acreditando e aprendemos hoje pois o sul ainda é o mais atingido e precisamos trazer isso a publico pois é um exame gratuito.

O evento foi organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia, Femama em parceira com o Instituto Humsol.