terça-feira, 23 de agosto de 2011



DIA ROSA
O DIA DA SUA MAMOGRAFIA ANUAL

Curitiba recebe a Campanha Dia Rosa contra o câncer de mama

A capital do Paraná será palco, a partir do dia 24 deste mês, de uma série de eventos para mostrar às mulheres a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Personalidades femininas de todo o país, como Gisella Amaral e as madrinhas do evento na cidade, Andrea Muricy Leão e Marília Santos Maia, participam da Campanha Nacional Dia Rosa de combate ao câncer de mama, evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama.

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza essa luta, e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.

No Brasil, a Campanha Dia Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, da necessidade de se reservar um dia por ano para seu exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%. “Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer neste período”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. “No Brasil, a cada hora, são 6 novos diagnósticos e cerca de ¼ das mulheres diagnosticadas tem menos que 50 anos”, salienta a presidente do instituto de combate ao câncer. As principais dificuldades para o combate a doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico. “São essas barreiras que a Campanha Dia Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres”, completa Luciana.

De acordo com oncologista do Hospital Vitória, Giovanni Targa, as mulheres devem procurar um médico se descobrirem qualquer nódulo nos seios. “Somente através de exames é possível diagnosticar o câncer de mama. O médico irá analisar o quadro da paciente e indicar o tratamento adequado. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem começar os exames anuais, como a mamografia, a partir dos 35 anos”, explica.

Presente nos eventos de lançamento do Dia Rosa que acontecem em todo o Brasil, Gisella Amaral, teve quatro tumores na mama, passou por um longo período de tratamento e hoje está curada. Ela participa, há 20 anos, de campanhas de prevenção ao câncer de mama e programas sociais e relata às mulheres sua batalha de sete anos no combate a doença, exames preventivos, tratamentos e sua vitória. “É preciso conscientizar as mulheres que se o câncer for diagnosticado cedo a cura será sempre mais provável. Quando se descobre tarde, já com metastase, é fatal. As pessoas tem que fazer a prevenção, principalmente se já tem histórico na família”, afirma.

A Campanha Dia Rosa possui uma madrinha em cada uma das principais capitais brasileiras, que é responsável por ativar ações de conscientização sobre a importância da mamografia, o que inclui palestras em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeo-documentário e fotos, além da iluminação de monumentos públicos.

Lançamento em Curitiba

A cidade de Curitiba celebrará o lançamento da Campanha Dia Rosa no dia 24 de agosto com a palestra do oncologista clínico do Instituto de Oncologia do Paraná e Hospital Nossa Senhora das Graças, Evanius Wiermann. No evento, que será realizado no Graciosa Country Club a partir das 18 horas, serão anunciados os projetos que apoiarão a Campanha Dia Rosa na cidade. A ação estimula a participação da população, engajamento de empresas e entidades para a luta contra o câncer de mama.

Como participar?

As ações das madrinhas Campanha Dia Rosa, incluem uma série de atividades pelo país com o objetivo de enfatizar a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce. Para conhecer a madrinha e as ações planejadas para sua cidade, acesse ao site: http://www.diarosa.com.br/.

PARTICIPE E NÃO DEIXE O SEU DIA PASSAR EM BRANCO!

Serviço:

 
Campanha Dia Rosa Curitiba

Palestra e coquetel

Quando? 24 de agosto.

Que horas? 18hs

Onde? Graciosa Country Club

Endereço: Av. Munhoz Rocha, 1146.

Medico Palestrante: Evanius Wiermann, oncologista clínico do Instituto de Oncologia do Paraná e Hospital Nossa Senhora das Graças.

Apoio: INSTITUTO HUMSOL