domingo, 22 de abril de 2012

Estudo inédito mapeia dez diferentes tipos de câncer de mama



Um estudo inédito revelou que o que se conhece atualmente como câncer de mama pode ser desdobrado em dez diferentes tipos, abrindo caminho para uma revolução no tratamento, que deve ficar cada vez mais específico para cada tipo de tumor. A pesquisa, realizada por cientistas do Canadá e do Reino Unido e publicada na prestigiada revista “Nature”, analisou mais de 2 mil mulheres com câncer, e seus resultados devem começar a ser aplicados em hospitais dentro de no mínimo três anos.


Para os especialistas, é possível comparar o câncer de mama a um mapa do mundo. Os exames atuais, mais abrangentes, teriam a capacidade de classificar a doença em diferentes “continentes”.


Agora, com as novas descobertas, será possível mapear a doença em até dez diferentes tipos, com um grau de definição muito maior, como se fossem “países”.


“O câncer de mama não é uma doença, mas sim dez diferentes doenças”, disse o chefe do estudo, Carlos Caldas.
“Nossos resultados abrem caminho para que no futuro os médicos possam diagnosticar que tipo de câncer uma mulher tem e os tipos de remédios que vão ou não funcionar, de uma maneira muito mais precisa do que é possível atualmente”, acrescenta o pesquisador.
No momento, os tumores são classificados de acordo com sua aparência sob as lentes de microscópios e exames com “marcadores”.


Aqueles identificados com “receptores de estrogênio” deveriam responder a tratamentos que utilizam o tamoxifeno (um modulador seletivo da recepção deste tipo de hormônio) e os classificados com “receptores Her2″ deveriam sofrer impacto da terapia com o medicamento Herceptin.
A grande maioria dos tipos de câncer de mama (mais de 70%) responde bem aos tratamentos com hormônios. Entretanto, a reação às terapias varia muito. “Alguns respondem bem, outros fracassam terrivelmente. Claramente precisamos de uma classificação mais detalhada”, diz Caldas.


REVOLUÇÃO


Os pesquisadores analisaram detalhes da genética celular de mais de 2 mil tumores, levando em consideração quais genes haviam sofrido mutação, quais estavam se multiplicando e quais estavam sendo desligados.


Após as análises, as células cancerígenas foram agrupadas em dez diferentes classificações, denominadas “IntClust” um a dez.


“Este é o maior estudo já realizado sobre os diferentes tipos de tumores de câncer de mama e vai alterar a maneira com a qual analisamos a doença, tendo um impacto enorme na forma de diagnosticar e tratar o câncer de mama nos próximos anos”, disse Harpal Kumar, chefe do instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, que financiou a pesquisa.


Os cientistas precisam agora comprovar os benefícios da nova classificação antes que médicos e hospitais de todo o mundo passem a utilizá-la–um processo que pode levar de três a cinco anos.


Para Delyth Morgan, chefe de campanhas contra o câncer de mama no Reino Unido, o estudo pode “revolucionar a maneira com a qual a doença é diagnosticada e tratada”.


A pesquisa é um exemplo do que se conhece atualmente por “medicina personalizada” -que consiste em tratar uma doença a partir do mapeamento detalhado de seu comportamento genético.
O princípio pode, no futuro, ser aplicado às pesquisas que medem a resposta a medicamentos para doenças cardiológicas e tratamentos para conter o vírus HIV, dentre outros.


Gengibre o alimento antiinflamatório natural



Certo dia entrou no consultório do Dr.  Al Sears um novo paciente dizendo que estava se sentindo cansado,  rígido e  dolorido, e disse que estava tomando quatro Advils por dia.
                  
Se essa  história lhe parece familiar, provavelmente você também faz parte do time dos que sentem  dor crônica.  É a principal causa de incapacidade  nos E.U.A , e sabe-se que pode ser totalmente insuportável às vezes.


O Dr. Al Sears avisa: Tomar analgésicos  pode ser perigoso devido aos efeitos colaterais, que em  alguns casos, podem até ser mortais.



Drogas como  Motrin, Advil, Aleve, e outros AINEs (medicamentos anti-inflamatórios) têm sido associadas a danos  nos rins, anemia,palpitações cardíacas e  hemorragia  gastrointestinal.


Isso é realmente algo assustador, mas o Dr. Al Sears indica um  analgésico que não tem efeitos colaterais,e o mais legal é  que  provavelmente você já tenha esse analgésico no seu armário de cozinha!


Pasme, mas esse analgésico se chama gengibre, isso mesmo, gengibre!

Durante séculos o Gengibre tem  sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas  articulações, resfriados e até mesmo indigestão.



O  Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite, e isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas  como artrite, dor nas costas, dores musculares,  etc.


Ele contém 12 compostos diferentes que combate  a inflamação, e um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas.  Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o  ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos  colaterais.


Assim, se a sua intenção é  eliminar esses analgésicos, passe a consumir o  Gengibre.


Segue algumas dicas para você  ter uma boa dose diária de  gengibre:


Ao fritar alguns alimentos junte o  Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor  revigorante para qualquer prato de carne e vegetais.


Complemento: A maioria das farmácias  ou lojas de produtos naturais vendem gengibre  em pó,  em comprimidos  ou cápsulas. 
       
- Procure por um extrato com gingerols  5%.



- Use uma compressa de gengibre  sobre zonas  doloridas: 


 Isso vai estimular a  circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.


Beber chá de gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é ótimo. E cura
Aqui está  uma receita usada pelo Dr. Al  Sears: 


- Quatro copos de água

- Um  pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre  descascado e
cortado em fatias; * Limão e mel a gosto. Se  preferir, use laranja
no lugar do limão.  Fica ótimo! 


- Ferva a água numa panela com  fogo alto

Assim que começar a fervura adicione as  fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra  a panela para que os vapores não saiam e  deixe fervendo por aproximadamente 15  minutos.


O chá está pronto!


Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou  laranja.


segunda-feira, 16 de abril de 2012


O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social- HUMSOL - Brazil, recebe o título de reconhecimento à contribuição
para com a luta global contra o câncer,
como membro 2012 da União Internacional para o controle do Câncer - UICC














sexta-feira, 13 de abril de 2012

Concurso Cultural “Prevenção é o melhor remédio no combate ao câncer de mama”


  
REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA”

INFORMAÇÕES GERAIS

 Formato:
- Concurso cultural de frases

 Prêmio:
- Premiar o seguidor em nossa “fanpage” no Facebook que enviar a melhor frase com o tema Prevenção é o melhor remédio no combate ao câncer de mama, com uma bolsa artesanal feita em Crochê e lacres de latinhas.

 Para participar:
- Acesse a “fanpage” do Instituto HUMSOL no Facebook e escreva uma frase sobre a prevenção ao câncer de mama.
- Limite de 01 (uma) frase por pessoa.
- A Frase deverá respeitar as normas corretas de ortografia e gramática.

 Período:
 - O período de recebimento das frases é a partir do dia 3/04/2012 até as 23h59 do dia 30/04/2012.
-A divulgação do resultado será dia 05 de maio de 2012 às 10h00.

 Retirada do prêmio:
- O ganhador (a) será comunicado (a) no próprio link do concurso, bem como por e-mail e por mensagem no Facebook. Ele (a) deverá retirar o prêmio no endereço Al. Dr. Muricy, nº 970 conjunto 36 – Curitiba – PR.

- O Instituto HUMSOL poderá divulgar imagens (fotos e vídeos) do (a) ganhador (a) da promoção, cedendo este, por meio da aceitação deste regulamento, seus direitos de imagem para o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, sendo que os participantes declaram, desde já, ser de suas autorias o texto encaminhado à promotora do evento e que o mesmo não constitui plágio de espécie alguma.

 DISPOSIÇÕES LEGAIS

 Sobre o Concurso Cultural

1. O Concurso Cultural “Prevenção é o melhor remédio no combate ao câncer de mama”, será realizado exclusivamente em ambiente de Internet, pertencente ao Instituto Humanista de Desenvolvimento Social - HUMSOL, organização Civil de Interesse Público fundada em julho de 2009 que reúne voluntários interessados em atuar em prol de atividades que vão ao encontro dos Objetivos do Milênio. Desenvolve projetos que promovem mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde.
 2. O concurso consiste em premiar o seguidor no perfil do “Humsol” no Facebook, com 01 (uma) bolsa artesanal feita em Crochê e lacres de latinhas, bem como estimular os demais participantes postar a frase com o tema do Concurso Cultural, incentivando a prevenção do câncer de mama, se possível, da forma mais criativa.

 Participação
3. Poderão participar do concurso cultural todas as pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e domiciliadas no Brasil.
4. A participação neste concurso é voluntária e gratuita, não estando condicionada, em hipótese alguma, à aquisição de qualquer produto, bem ou serviço e, a apuração do seu resultado não implica em qualquer tipo de sorteio, vale-brinde ou operação assemelhada, independendo de qualquer modalidade de sorte, não estando sujeita, portanto, à autorização prévia, conforme estabelecido na Lei nº 5.768/71, regulamentada pelo Decreto nº 70.951/72 e Portaria nº 41/08.

 Como Participar
5. Para participar do concurso, o usuário deverá acessar o perfil do Instituto Humsol no Facebook, escrever a sua frase como comentário do post da promoção.
 6. A mera participação neste concurso cultural implica no conhecimento e na total aceitação do disposto neste REGULAMENTO.
7.  Cada participante pode enviar apenas uma única frase.
8. Serão desclassificados os participantes que enviarem frases que: (i) fujam ao tema proposto; ou; (ii) possuam conteúdo julgado impróprio, como palavrões, montagens e pornografia

Seleção das Melhores frases

9. Será feita até o dia 05/05/2012.
10. Todas as respostas apresentadas serão avaliadas e selecionadas por uma Comissão Julgadora, formada por representantes da Empresa Promotora, com base nos seguintes critérios: (i) Adequação ao Tema Proposto; ii) Originalidade; e iii) Criatividade.
11. As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, definitivas e irrecorríveis.

 Premiação

12. O (a) autor (a) da Melhor frase selecionada ganhará 01 (uma) bolsa artesanal feita em Crochê e lacres de latinhas.

13. A empresa promotora postará o resultado no Facebook às 10h do dia 05/05/2012. Não havendo êxito na comunicação e não tendo o vencedor (a) entrado em contato com a empresa promotora no prazo de 05 (cinco) dias, o (a) participante (a) será automaticamente desclassificado (a) e sendo assim o vencedor (a) será então o segundo colocado e assim sucessivamente. 

14. O prêmio deverá ser retirado no endereço Al. Dr. Muricy, nº 970 conjunto 36 – Curitiba _ PR..

15. O prêmio será individual e intransferível, bem com não poderão em hipótese alguma ser convertido em dinheiro, nem tampouco trocado por outros produtos ou serviços.

 Desclassificação

16. O participante será desclassificado deste concurso cultural em caso de fraude comprovada, participação através da obtenção de benefício/vantagem de forma ilícita ou pelo não cumprimento de quaisquer das condições deste regulamento.

17. Caso haja desclassificação do participante em qualquer momento deste concurso cultural, a colocação que caberia ao participante desclassificado será transferida para o próximo colocado, dentro das condições válidas de participação.

 Cessão de Direitos

18. Os participantes expressam a sua voluntária e gratuita participação e concordam em autorizar o uso de suas respostas e de seus nomes pela Empresa Promotora em outros meios de divulgação como: TV, jornal, revista, internet, mídia exterior entre outros, sem nenhum ônus para a Empresa Promotora e em caráter definitivo, não significando, implicando ou resultando em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento, bem como atestam ter obtido todas as autorizações porventura necessárias, relativas às respostas enviadas.

Limitação de Conteúdo

19. A frase oferecida deverá ser de autoria do participante e inédita, não podendo ter sido publicada anteriormente, bem como ter sido objeto de premiação em outros concursos e/ou de direito de terceiro (s). A participante deverá estar ciente que responderá judicialmente por todo e qualquer dano causado pela prática destes atos, sem prejuízo de ação de regresso a ser promovida pela Empresa Promotora, ou qualquer questionamento.

20. As frases apresentadas também não poderão conter qualquer referência e/ou elogio a Empresa Promotora ou a quaisquer das suas marcas e produtos ou de outras empresas, bem como não poderão conter menções elogiosas, indecorosas, preconceituosas, desrespeitosas, discriminatórias, injuriosas, caluniosas, difamatórias e/ou que de qualquer forma atentarem contra a dignidade, a imagem, a reputação, a honra, a moral, a integralidade ou qualquer outro direito de qualquer pessoa, nacionalidade, etnia, política ou religião, bem como que atentem contra a ordem pública, os bons costumes e/ou qualquer norma jurídica vigente e/ou que constituam qualquer espécie de plágio, sob pena de desclassificação.

Limitação de Responsabilidade

21. A Empresa Promotora não se responsabiliza, em qualquer hipótese, por todos e quaisquer danos, materiais ou morais, que tenham sido ocasionados por "caso fortuito e/ou força maior", ou seja, que não tenha ocorrido pela ação direta ou indireta da Empresa Promotora, não sendo, nesse caso, portanto, devido aos participantes qualquer direito a indenização.

22. Tendo em vista as características inerentes ao ambiente da Internet, a Empresa Promotora não se responsabiliza por interrupções ou suspensões de conexão ocasionadas por caso fortuito ou de força maior, como por exemplo, inscrições perdidas, atrasadas, incompletas, inválidas, extraviadas ou corrompidas, as quais serão desconsideradas. A Empresa Promotora também não será responsável por transmissões de computador que estejam incompletas ou que falhem, bem como por falha técnica de qualquer tipo, incluindo, mas não se limitando, ao mau funcionamento eletrônico de qualquer rede, "hardware" ou "software", a disponibilidade e acesso à Internet ou à página do concurso, assim como qualquer informação incorreta ou incompleta sobre o concurso e qualquer falha humana, técnica ou de qualquer outro tipo, que possa ocorrer durante o processamento das inscrições, eximindo-se, por conseguinte, de qualquer responsabilidade proveniente de tais fatos e/ou atos.

23. A Empresa Promotora também não se responsabiliza por quaisquer dificuldades de visualização da página especial do concurso que sejam decorrentes de problemas/falhas alheias ao seu sistema de participação. 

Considerações Gerais

24. As dúvidas e situações não previstas neste Regulamento serão primeiramente dirimidas pela Comissão Julgadora do concurso, e persistindo-as, deverão ser submetidas aos órgãos públicos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
25. Fica desde já eleito o Foro da Comarca do Estado do Paraná para dirimir quaisquer questões relativas a este concurso.

26. A Empresa Promotora se reserva o direito de, por motivo de força maior ou caso fortuito, alterar a qualquer momento os termos deste Regulamento, informando previamente os participantes deste concurso e sempre buscando assegurar sua legalidade sem prejuízo de seus participantes.

27. A simples participação neste concurso implica na aceitação total e irrestrita de todas as cláusulas de seu regulamento, que estará disponível na página do Instituto HUMSOL no Facebook.

28. Os integrantes do Instituto HUMSOL, quer diretoria e/ou associados, não poderão participar do concurso cultural.


Consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama



Pesquisa indica que mesmo a ingestão de apenas uma dose por dia já é o suficiente para expor as mulheres a uma maior chance de desenvolver a doença
Mulher e álcool: mesmo moderado, consumo de álcool pode elevar níveis de hormônio e levar ao câncer de mama (Thinkstock)
Basta uma dose de bebida alcoólica por dia para aumentar o risco das mulheres desenvolverem câncer de mama em 5%. A conclusão é de uma revisão de 113 estudos feita por pesquisadores da Alemanha, França e Itália, publicada nesta quinta-feira no periódico Alcohol and Alcoholism. Para mulheres que bebem mais — três ou mais doses por dia — o risco de contrair a doença aumenta em 50%.

"Os resultados indicam que mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama (como as que têm casos na família) devem evitar bebidas alcoólicas ou consumi-las apenas ocasionalmente", afirmaram os pesquisadores.

Segundo o estudo, a relação entre álcool e câncer de mama foi estabelecida pela primeira vez na década de 1980. Acredita-se que o álcool aumente os níveis do hormônio estrogênio, aumentando o risco de câncer de mama. Pesquisas já demonstraram que o álcool está associado a cânceres conhecidos como “receptores positivos de estrogênio”, que necessitam do hormônio para crescer.

Para os pesquisadores, 2% dos casos de câncer de mama na Europa e na América do Norte estão relacionados com o baixo consumo de álcool, e 50.000 casos em todo o mundo se devem ao consumo pesado.

No Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão registrados 52.680 novos casos em 2012. Em 2008, ano com as últimas estatísticas disponíveis, morrem 11.969 mulheres em decorrência do câncer de mama.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Epidemiology and Pathophysiology of Alcohol and Breast Cancer: Update 2012

Onde foi divulgada: periódico Alcohol and Alcoholism

Quem fez: Helmut K. Seitz, Claudio Pelucchi, Vincenzo Bagnardi, Carlo La Vecchia

Instituição: Universidade de Heidelberg (Alemanha), Universidade de Milão (Itália), Instituto Internacional de Prevenção e Pesquisa (Lyon, França)

Dados de amostragem: 113 estudos sobre a relação entre o baixo consumo de álcool e o câncer de mama

Resultado: Mesmo em pequenas doses, o álcool aumenta a chance das mulheres desenvolverem câncer de mama.


Instituto Humsol anima evento da Guerdau em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


O Instituto Humsol levou informação sobre a prevenção do câncer de mama, de forma lúdica, para 180 mulheres da Gerdau Curitiba. O evento foi organizado pelo SESI, no dia 31 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante o encontro as participantes assistiram apresentações da Companhia de Dança do Instituto Humsol, tiraram fotos no painel Sonho Rosa e confeccionaram o “Chaveiro da Vida - Prevenção ao Alcance das Mãos”, o produto é um recurso didático, idealizado por Tânia Mary Gomez, utilizado em palestras com foco na prevenção do câncer de mama.

A professora de Educação Física e coordenadora do evento, Luciana Ezequiehda comenta que a Gerdau realiza a comemoração há cinco anos e esse ano conta com o trabalho do Humsol para enriquecer o evento. “As danças brincadeiras e oficinas passam um aprendizado uma conscientização”, elucida. Para ela as apresentações contribuem para cumprir o objetivo, que é proporcionar um dia especial para as mulheres.

Segundo Sônia Marli Formighieri, professora de dança da Escola Gestual e voluntária do Humsol, ressalva que a dança faz parte da vida social, trabalha a autoestima e também a questão da flexibilidade, agilidade e destreza. Para ela é muito gratificante participar do evento dividir o conhecimento e passar alegria. Ela lembra que é um orgulho estar nesse encontro representando a Rosângela Cristina Souza, também professora da Escola Gestual, que é a professora do grupo, Companhia de Dança Humsol, e está nos EUA participando do intercâmbio “Parceria de Empoderamento Brasil USA” que tem como foco a saúde pública e sociedade civil.

A Voluntária do Humsol e dançaria da Companhia, Berenice Araujo, explica que o trabalho   desenvolvido mostra as mulheres que elas precisam conhecer o seu corpo, fazer preventivo, mamografia, autoexame e estar sempre atenta. Ela salienta também que dançar com as Frenéticas do Instituto é ótimo. “Levanta a autoestima. Hoje danço para homenagear duas amigas que já se foram, mas que eram apaixonadas pela dança”. Edson de Paula, também dançarino voluntário,  concorda com Berenice que a dança traz alegria. “O que não pode é ficar no cantinho parado”, diz.

Segundo Erica Alessandra de Oliveira e Vera Lucia de Sá a participação do Instituto no encontro é muito relevante porque atenta as mulheres para as questões de prevenção e até mesmo de conhecimento de si mesmas. “É necessário se preocupar”, ressalta Erica. Vera Lucia acredita que muitas mulheres não têm noção do perigo e não realizam o autoexame. Ela comenta que aos 26 anos retirou um nódulo, benigno, da mama e hoje faz acompanhamento médico semestralmente. “Todas tem que se amar, se cuidar e ter consciência que deve procurar um médico. Após a cirurgia passei a me preocupar ainda mais”, destaca.