quinta-feira, 10 de novembro de 2011


Funcionárias da Assembléia Legislativa participam de palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama

 

O ato, que contou com a participação do presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), do 1º secretário Plauto Miró (DEM), do 2º secretário Reni Pereira (PSB), do líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB) e das deputadas Cantora Mara Lima (PSDB), Rose Litro (PSDB) e Luciana Rafagnin (PT), foi mais uma iniciativa com o objetivo de conscientizar a população, as mulheres em especial, para os meios disponíveis de detecção precoce de uma das doenças que mais causam óbitos no Brasil e no mundo.


Dando prosseguimento às atividades comemorativas ao Outubro Rosa na Assembléia Legislativa, a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – Humsol – Tânia Mary Gomez, fez na manhã desta quarta-feira (26) uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama para as servidoras da Casa.

Ao abrir a solenidade, Rossoni afirmou que o Legislativo decidiu se engajar de forma mais efetiva no movimento este ano, com a iluminação do prédio e outras atividades pertinentes: “O objetivo é alertar para a necessidade de fazer os exames preventivos todos os anos, considerando-se que muita gente deixa de fazê-los até por falta de informações”. Ele anunciou a sanção, pelo governador Beto Richa (PSDB), da Lei nº 16.935, de iniciativa da deputada Mara Lima, instituindo oficialmente o mês “Outubro Rosa”, dedicado à realização de ações preventivas à integridade da saúde da mulher.

A deputada, a quem coube conduzir a reunião, leu o texto da lei e informou que está encaminhando ao secretário da Saúde, Michele Caputo, indicação para que a pasta passe a contar com um veículo Furgão, equipado com a aparelhagem necessária à realização dos exames de mamografia, médicos, enfermeiras e atendentes para oferecer a oportunidade de exames à população feminina do meio rural, dos municípios menores e distritos.

A representante do secretário da Saúde, Maria Goretti Lopes, recebeu a reivindicação e reafirmou o compromisso de Caputo com políticas voltadas para a saúde da mulher: “Neste governo, além das campanhas de mobilização e informação, estamos nos preparando para organizar quatro centros de diagnóstico digital, em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, conferindo maior eficácia aos exames”.

Para a deputada Luciana Rafagnin, ações como a de hoje “parecem pequenas, mas vão mudando o nosso cotidiano”. Ela enfatizou a necessidade de uma participação mais intensa das mulheres, não só nos eventos específicos, mas na política de um modo geral, “porque é nela que discutimos e buscamos soluções para problemas como este que estamos tratando aqui”. E a deputada Rose Litro acrescentou que se trata de “uma causa urgente que demanda trabalho constante. O Outubro Rosa é uma grande frente que permite a disseminação de informações e a conscientização da sociedade”.

Finalmente, a presidente da Associação das Senhoras dos Deputados –Apasde – Susana Rossoni, agradeceu a participação de todos e o grande apoio que recebeu das deputadas para a realização do encontro: “Precisamos estar unidas nesta luta para prevenir e minimizar o sofrimento de milhares de pessoas”. A palestra proferida pela manhã foi novamente repetida à tarde, para outro grupo de funcionárias da ALEP.

Tânia Mary Gomez destacou que a participação da Assembléia Legislativa dá uma abrangência maior ao movimento, chamando a atenção do Estado para o problema que hoje atinge cerca de 50 mil mulheres, com a previsão de dobrar esses números no ano de 2030: “Realizando exames regularmente e conhecendo melhor o seu corpo, a mulher pode minimizar esses números. A mamografia anual a partir dos 40 anos é fundamental, porque o diagnóstico precoce apresenta uma chance de 95% de cura. Precisamos mudar a maneira de pensar de nossas mulheres, vencendo os temores e os preconceitos e, sobretudo, a falta de informação”.

Coordenadora do Outubro Rosa para Curitiba e para o Paraná, a advogada Maria Cecília Palma reforça que o objetivo do movimento é diminuir os índices de mortalidade: “No Brasil, de 30% a 45% das mulheres com diagnóstico tardio de câncer de mama vão a óbito no primeiro ano de tratamento. Detectado precocemente, as chances de cura desse tipo de câncer chegam a 95%. Daí a importância de divulgar o mais amplamente possível que a rede pública de saúde oferece exames de mamografia gratuitos a partir dos 45 anos, e de tornar esses exames acessíveis a toda população”.

O deputado Plauto Miró, 1º secretário da Assembléia, ao participar da cerimônia comemorativa, fez questão de lembrar a importância da imprensa num momento como este, na divulgação de informações e orientações sobre as doenças que acometem as mulheres, principalmente o câncer de mama.

O deputado também elogiou a decisão do governador Beto Richa de sancionar a lei que institui o mês Outubro Rosa, conforme projeto de autoria da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), aprovado pelo conjunto dos deputados. “É uma medida importante que com certeza ajudará a reduzir a incidência de doenças e a mortalidade de mulheres em nosso Estado”, comentou. A Lei Estadual nº 16.935 determina que todo mês de outubro o Poder Público, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde da mulher.