quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Curitiba: Conscientização para o diagnóstico do câncer mobiliza toda a cidade


O Outubro Rosa, movimento que visa chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, foi um sucesso em Curitiba.

Mais de cinco mil mulheres participaram, nas nove administrações regionais, de ações de conscientização, a convite da Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Instituto Humanista de Desenvolvimento Pessoal (Humsol), a Federação Brasileira de Institutos Filantrópicos de Apoio e Saúde da Mama (Femama) e Liga Paranaense de Combate ao Câncer.

“Os curitibanos estão mobilizados nesta campanha pela vida. O laço cor de rosa é uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo e o seu significado se tornou ação em nossa cidade”, disse Marry Ducci, presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e madrinha da campanha em Curitiba.

A campanha liderada por Marry Ducci concentrou esforços para levar mulheres com mais de 50 anos a procurar uma das 110 unidades básicas de saúde de Curitiba, para fazer gratuitamente a mamografia. “Sua vida merece este exame. É muito importante informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento”, completou Marry.

Em todas as regionais, foram realizadas palestras, proferidas pela paciente de câncer Tânia Mary Gomez, presidente da HUMSOL, com o tema “Celebrando a Vida Cor de Rosa”.

Entre os eventos que integraram a campanha houve, ainda, palestras no programa Comunidade Escola e nas unidades de saúde, caminhadas para a terceira idade, pedalando a vida com saúde, teatro de bonecos e programação específica em cada uma das nove administrações regionais da Prefeitura, com em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeo-documentários e fotos, além da iluminação de monumentos públicos.

Outubro Rosa – O Outubro Rosa nasceu em 1997, quando entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. A iniciativa ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.

Todas as ações do Outubro Rosa são direcionadas à conscientização pela prevenção a partir do diagnóstico precoce. São parceiros da Prefeitura de Curitiba no movimento Outubro Rosa, o Governo do Estado do Paraná e a Secretaria Estadual de Saúde; a Associação Comercial do Paraná; o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol); a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, Federação Brasileira de Institutos Filantrópicos de Apoio e Saúde da Mama (FEMAMA); o Instituto GRPCOM; o Shopping Novo Batel, o  Centro de Diagnóstico Água Verde (CEDAV); Antiquário Albertus; o Conselho da Mulher Executiva; o Distrito 4730 do Rotary Internacional Rotary Club de Curitiba Cajuru – Projeto Rotary pelo Rosa e a empresa Getz Comunicação.

Iluminação Rosa  - Vários prédios e monumentos de Curitiba foram iluminados com a cor rosa, o Paço da Liberdade, o Jardim Botânico e o Teatro Paiol.

Também aderiram ao movimento a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Associação Comercial do Paraná, BazarArt, CRM – PR, Clinicas IOP – Instituto de Oncologia do Paraná, DAPI – Clínica de Diagnóstico por Imagem, Empreendimentos Thá, Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Largo da Ordem, marco rotatório da avenida das Torres (Rotary da avenida das Torres), Palácio Iguaçu, praça do Japão, UNIMED – sede, Shopping Curitiba, Hospital Evangélico, – Santa Casa de Curitiba, Shopping Palladium, empena na Secretaria Municipal de Saúde.

A rua XV de Novembro recebeu flores cor de rosa em todos os canteiros, bem como as praças de Curitiba e a rotatória do Centro Cívico.