Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. A descoberta precoce da doença faz com que a chance de recuperação seja de 95%.
Para conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos, o dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. A data foi escolhida por ser o de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.
Atualmente, as mulheres detectadas com a doença já estão em estágio avançado, cenário que pode ser alterado com políticas públicas que incentivem a mamografia e permitam acesso aos tratamentos adequados.
Os índices de mortalidade podem ser reduzidos com diagnóstico precoce e tratamento correto e em tempo. Ainda no Brasil se enfrenta outro obstáculo para vencer a doença: a demora em se iniciar o tratamento do câncer após o diagnóstico. No Brasil, esse prazo é de seis meses em média.
Idade para começar
No ano passado, uma polêmica em torno da idade correta para se iniciar a mamografia de rotina deixou pacientes confusas no Brasil e nos EUA. Muitos médicos defendem que o exame seja feito a partir dos 40 anos, enquanto outros antes dessa idade.
No entanto, o protocolo padrão é a idade de 40 anos e, em alguns casos específicos, quando existam casos da doença na família, o exame pode ser feito antes.
Chaveiro da Vida na luta contra o câncer de mama avançado
O “Chaveiro da Vida”, que é um dos projetos integrantes da ONG HUMSOL, está nessa luta a favor do diagnóstico precoce e contra o avanço da doença. Para isso, realiza palestras educativas voluntárias, onde alerta a população feminina sobre a necessidade de manter os exames de mamografia em dia.
Aliado a isso, os voluntários também realizam junto às mulheres a oficina com a construção do Chaveiro da Vida, um recurso didático e de efeito multiplicador na prevenção do câncer de mama.
Juntos – poder público, sociedade civil, mídia, médicos e terceiro setor – é possível evoluir na saúde pública e salvar muitas mulheres.
E, como hoje é o Dia Mundial da Mamografia, fica aqui a pergunta: você já fez a sua esse ano?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário