No Brasil, o movimento “Outubro Rosa – Mulher consciente na luta contra o câncer de mama” é promovido pela indústria farmacêutica Roche e por ONGs associadas à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Em Curitiba, a ONG que promove o Outubro Rosa é o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), em parceria com a prefeitura de Curitiba e a Femama.
Segundo o Humsol, 60% das mulheres diagnoticadas com câncer de mama já se encontram em estágio avançado da doença. Entre 1979 e 1999, a taxa bruta de mortalidade pela doença aumentou em 69%. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a doença atinge mais de 50 mil mulheres por ano no Brasil. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade.
Fonte: Gazeta do Povo - 08/10/09
Link para ver matéria completa:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=931809&tit=Curitiba-tem-noite-iluminada-contra-o-cancer
Nenhum comentário:
Postar um comentário