sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Curitiba tem noite iluminada contra o câncer

O Paço Municipal de Curitiba tem se iluminado de rosa nas noites desta semana. A ação faz parte do Outubro Rosa, que ocorre em diversas cidades brasileiras e que tem por objetivo chamar a atenção para o câncer de mama. No Paço, a iluminação colorida começou a ser usada na segunda-feira desta semana e continuará assim até a próxima segunda. Grandes monumentos de várias cidades estão participando da campanha. Em Curi­tiba, o Jardim Botânico já teve sete noites de iluminação cor-de-rosa, até ontem.

No Brasil, o movimento “Ou­­tu­­bro Rosa – Mulher consciente na luta contra o câncer de mama” é promovido pela indústria farmacêutica Roche e por ONGs as­­sociadas à Fede­ração Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fema­ma). Em Curitiba, a ONG que pro­­move o Outubro Rosa é o Ins­ti­­tuto Hu­­manista de Desen­volvimento Social (Humsol), em parceria com a prefeitura de Curitiba e a Femama.

Segundo o Humsol, 60% das mulheres diagnoticadas com câncer de mama já se encontram em estágio avançado da doença. Entre 1979 e 1999, a taxa bruta de mortalidade pela doença aumentou em 69%. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a doença atinge mais de 50 mil mulheres por ano no Brasil. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade.

Fonte: Gazeta do Povo - 08/10/09

Link para ver matéria completa:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=931809&tit=Curitiba-tem-noite-iluminada-contra-o-cancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário