quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ler é conquistar a liberdade


Curitiba será a sede, a partir de 27 de agosto, da 1ª Bienal do Livro.
Nessa primeira edição, a Bienal se volta sobre três questões urgentes e indissociáveis que são cultura, educação e meio ambiente.
Vários projetos, eventos e seminários serão realizados tendo como mote este tripé.
O público poderá conhecer mais sobre seus autores preferidos, livros e lançamentos, literatura infanto-juvenil, teatro, cinema, música e televisão.
Nas mesas nobres, todas as noites haverá debate com personalidades.
Na abertura, a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, e o teólogo Leonardo Boff debatem o tema “Salvar o Planeta: Responsabilidades e Estratégias”. Participam desta sessão, no decorrer do evento, Carlos Heitor Cony, Moacyr Scliar, Miguel Sanches Neto, Wander Melo Miranda, Regina Zilberman, Fernando Morais, Arnaldo Bloch, Ruy Castro, Domingos Pellegrini, Clarah Averbuck, Carlos Herculano Lopes, Cristóvão Tezza, Raimundo Carrero e João Gilberto Noll.
Estes mesmos nomes participam de sessões de autógrafos e cafés literários que vão acontecer todas as tardes na Bienal.
São presenças confirmadas nestes eventos a premiada atriz Marília Pêra, o maestro João Carlos Martins, e os autores Rubem Alves e Ivan Junqueira.No teatro, haverá apresentação das peças a Gralha Azul e a Lenda do Curupira, peças espíritas e teatro de bonecos. Oficinas de poesia, crônica e conto e romance, com Antonio Schin, Antonio Torres e Raimundo Carrero também tomam conta do espaço.Na música, pocket show com o comediante Léo Lins e apresentações com Jair de Oliveira, com a cantora Tiê, nova revelação da MPB, e com Kid Vinil.
A orquestra e o coral da Fundação Solidariedade também se apresentam no local.
O cinema ganha espaço com o auditório Cinebienal onde serão exibidos o filme Home – Nosso Planeta Nossa Casa, que trata de sustentabilidade; o documentário de Rui Vezzaro, Cinerário, inspirado na obra de Dario Vellozo, e ainda, lançado o novo filme de Beto Carminatti, as Muitas Vidas de Valencio Xavier. Filmes franceses, em referência ao Ano da França no Brasil, completam a lista.
O espaço infantil terá sessões de bate-papo com autores de grande expressão no universo infanto-juvenil. Entre eles, Sergio Klein, Pedro Bandeira e Julio Emilio Braz. Haverá ainda sessão de contação de histórias, jogos, brincadeiras, sessões na Bisbilhoteca, peças teatrais, palestras, entre outras atrações.

Serviço:
Data - 27 de agosto a 4 de setembro
Local - Expo Unimed Curitiba
rua Pedro Viriato Parigot de Souza
Campo Comprido
(Campus da UnicemP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário