domingo, 5 de fevereiro de 2012

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA!


Ontem dia 4 de fevereiro foi o dia Mundial do Câncer e hoje dia 5 é o dia Nacional do Câncer de Mama, por isso, alertamos a todos o que devem fazer para se prevenir e ajudar a reduzir as mortes por câncer.

1º PASSO:

- Parar de fumar;
- Fazer exercícios físicos regularmente;
- Fazer MAMOGRAFIA anualmente;
- Ter uma dieta saudável e muito mais...


No Brasil a estimativa de câncer de mama segundo o INCA em 2008 é de 49 mil novos casos a maior causa de óbito em mulheres, assim considerado caso de saúde pública, devido o número crescente. Este crescimento está ligado ao estilo de vida das mulheres, que mais apresentam os fatores de risco.

A detecção precoce do câncer de mama permite o aumento na qualidade de vida e é feita através do auto-exame e/ou exame-clínico, sendo confirmado pela mamografia.

O auto-exame deve ser realizado todos os meses, no sétimo dia após a menstruação. É interessante que a mulher faça disso um costume que pode ser realizado durante o banho, elevando o braço atrás da cabeça e apalpando a mama e axila com a mão do lado oposto, os movimentos devem ser realizados de forma lenta e com atenção observando se há a presença de algum nódulo.

Os movimentos devem ser circular a aureola, de distal a proximal a aureola, de cima para baixo e o inverso, não se esquecendo de apalpar as duas mamas. Depois a mulher deve se observa na frente de um espelho a assimetria das mamas, a presença de manchas na pele, pressionar os mamilos e observa se sai algum líquido. Encontrando alguma alteração deve procurar um médico imediatamente.

O tratamento é realizado através da cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

O início precoce da reabilitação após a mastectomia é de grande importância para prevenir e minimizar complicações pós-cirúrgicas em relação à mobilidade funcional, linfedema e expansão torácica.

Na reabilitação é utilizado técnicas fisioterapeuticas como a drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo funcional, cinesioterapia especifica, cuidados com a pele, orientações de auto massagem linfática e auriculoterapia.
 
TOME ATITUDE!
 VOCÊ É O MAIOR RESPONSÁVEL PELA SUA VIDA!

 

Tania Mary Gomez
Instituto HUMSOL-FEMAMA