segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


Caminhada contra o câncer de mama reuniu três mil pessoas em Curitiba 












No domingo dia 27 de novembro, aconteceu a caminhada “Unidos pela Vida – Vista-se de Rosa”, promovida pelo Governo do Paraná.

O evento teve o objetivo de incentivar as mulheres a fazerem exercício físico e adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença.

Em 2010 no Paraná morreram 759 mulheres de câncer de mama, e já em 2011 foram 651 mortes.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que surjam 3,5 mil casos novos da doença por ano no Estado.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram da caminhada de aproximadamente 4 quilômetros, entre a Praça do Japão e o Parque Barigüi. A caminhada reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Caputo ressaltou que o governo investe na promoção da saúde integral das mulheres através do incansável trabalho de equipes voltadas à redução da mortalidade materno-infantil e à prevenção e controle do câncer ginecológico e de mama. “Vamos intensificar as ações para derrubar os números de câncer de mama no Estado. A detecção precoce aumenta as chances de cura da doença e temos tecnologia para isso”, afirmou o secretário da Saúde.

O câncer de mama ainda é principal causa de morte entre as mulheres no mundo!

Fernanda Richa destacou que a iniciativa sensibiliza mulheres de todas as idades. “A caminhada foi um sucesso, mobilizamos a cidade inteira em pról da causa e com apoio de todos certamente venceremos o câncer de mama”, disse. 

A deputada federal Cida Borghetti também participou da caminhada e disse que esta é uma vitória de todas as mulheres.

“As mobilizações são de extrema importância, pois chamam a atenção para o diagnóstico precoce”, disse a deputada.

A caminhada foi o último evento promovido pelo Governo do Paraná neste mês com o foco na prevenção do câncer de mama. A lei 12.116 institui o dia 27 de novembro como dia nacional de luta contra a doença.

O Instituto HUMSOL participou ativamente da caminhada, e contribuiu para que o ator global, Ítalo Sasso, participasse de todo o percurso.
Também estiveram presentes as vitoriosas de Pato Branco, Francisco Beltrão, Capanema, União da Vitória.

HOMENAGEM - Ao final do percurso, as mulheres que já lutaram contra a doença foram homenageadas pelos participantes e entre elas a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, que lutou 10 anos contra o câncer e morreu neste ano.