quarta-feira, 27 de julho de 2011


Rotary pelo Rosa

O Distrito 4730 do Rotary International, por intermédio do Rotary Club de Curitiba Cajuru, lançou o projeto Rotary pelo Rosa, que tem por objetivo envolver todos os clubes do distrito na luta contra o câncer de mama. O projeto é bastante amplo e pode se ajustar ás características de cada clube.
Para realização das ações previstas no projeto, o Distrito 4730 do Rotary International firmou parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e o Instituto HUMSOL, associada Femama. Além destes parceiros, o Hospital Evangélico de Curitiba também contribuiu para o projeto cedendo imagens obtidas no setor de mamografia para divulgação em palestras e folders do projeto.
O projeto começa pela sensibilização dos próprios rotarianos, através de palestras educativas. Dentro das ações do projeto estão previstos 12 eventos nos espaços das Unidades de Saúde durante o ano rotário, destinado às mulheres da comunidade, unindo a cada evento dois postos de saúde próximos. Ficando assim, dois eventos por ano para cada região.
Também está previsto um evento com os 120 agentes comunitários de saúde do município, para explicar o projeto e pedir que eles informem a população sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce. Este evento será realizado pelo Rotary Club Curitiba Cajuru em conjunto com alguns clubes da região.
Além disso, todos os clubes serão convidados a participarem fortemente do movimento Outubro Rosa, através da iluminação das rodas dentadas, monumentos símbolos do Rotary, espalhadas por diversos municípios do Paraná. O próprio Distrito 4730 do Rotary International também irá colorir seu site durante o mês de outubro como forma se engajar ao movimento.
As empresas locais também serão incentivadas a participar da mobilização através da criação do selo Empresa Ativa na Luta contra o Câncer de Mama.

 
As fotos foram produzidas pela fotógrafa Pamela Oms, e as mulheres qua aparecem nestas fotos são todas rotarianas do RCC Cajuru.