quinta-feira, 9 de junho de 2011

MULHER CURITIBANA SERÁ MODELO PARA PROGRAMA NACIONAL

Aconteceu nesta quarta-feira (8), a formalização de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo Federal com a assinatura do Convênio de Cooperação Científica e Tecnológica, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, no Salão de Atos do Parque Barigüi.






O objetivo do Convênio é o de dar reforço às estratégias implantadas pela Mulher Curitibana para que possam ser incluídas no Programa Nacional de Combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero.


A Presidenta Dilma já anunciou que este Programa é uma de suas prioridades na área de saúde.



O programa Mulher Curitibana servirá nacionalmente de modelo, através do diagnóstico precoce no tratamento do Câncer de Mama e Colo de Útero.



O diretor geral do INCA, Luiz Antônio Santini da Silva, disse que irá desenvolver estratégias para que o exame e diagnóstico de qualidade possibilitem resultado nos estágios iniciais da doença, para um tratamento imediato através da comunicação para com a população.



O Programa Saúde Integral Mulher Curitibana, foi criado em novembro de 2009 e têm como prioridade possibilitar que a mulher a partir dos 50 anos faça sua mamografia com qualidade e eficácia no tratamento sem custo nenhum.



O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, disse que Curitiba foi escolhida para sediar a experiência por causa dos avanços obtidos em saúde coletiva, e especialmente por integrar e abordar o diagnóstico precoce do Câncer de Mama à saúde da mulher.



Segundo Magalhães, é muito importante que possam verificar os fatores de risco, não só para o Câncer de Mama, mas também para o diagnóstico de outras doenças crônicas que possam afetar a mulher.



Já para a Secretária Eliane Chomatas, a parceria é uma oportunidade especial para Curitiba aprimorar o que vem fazendo desde novembro de 2009 com a criação do Programa.



Vamos imprimir mais eficiência ao diagnóstico e ao tratamento, bem como adotar estratégias de comunicação para que mais curitibanas possam se beneficiar a partir de todas as unidades básicas e de Saúde da Família, e além disso nos cabe a honra e responsabilidade de contribuir com um programa que deve cobrir o país todo e milhões de mulheres, disse a Secretária.



O encontro foi um sucesso,e também estiveram presentes o Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, representantes de hospitais, instituições de ensino superior, entidades ligadas às áreas médica e de enfermagem, a FEMAMA e o Instituto Humsol com a presença da presidente,Tânia Mary Gomez, que representou ONGS parceiras do Mulher Curitibana.