terça-feira, 21 de setembro de 2010

MOVIMENTO OUTUBRO ROSA NO PARANÁ

No Estado do Paraná, o movimento iniciou-se com o projeto “Vamos Vestir Curitiba de Cor-de-Rosa”, desenvolvido em 2005, evoluindo para o projeto “Vamos Vestir o Paraná de Cor-de-Rosa” sendo base para o projeto que viria a se tornar lei estadual, sendo desenvolvidas ações de prevenção nos municípios paranaenses.


Em 2008, em Curitiba, foi iluminado pela primeira vez de cor-de-rosa o Teatro Ópera de Arame, seguindo diretrizes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA. Paralelamente, foram executadas ações com o Chamado Rosa Móvel, veículo cedido pela FEMAMA.

Já em 2.009, foi a vez da Estufa do Jardim Botânico, do Paço da Liberdade (antiga prefeitura) e a torre da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), emissora parceira nessa iniciativa.

O Paraná conta atualmente com 399 municípios. Destes, aproximadamente 30% (trinta por cento) já executam ações de prevenção.

Muitos municípios optam por fazer campanhas de prevenção com palestras educativas em escolas, clubes, associações, divulgando na mídia informações sobre o câncer de mama e distribuição de material explicativo sobre a doença (folder).

O Instituto Humsol, cumpre seu compromisso que é levar à população projetos que possam melhorar a realidade, principalmente junto a comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. É nessas comunidades que a informação precisa chegar para que as mulheres saibam onde recorrer e tenham acesso aos recursos hoje disponíveis pelo Sistema Único de Saúde. É a inclusão através da informação.

Esperarmos que o engajamento de toda a sociedade em prol desse objetivo comum, prevenção do câncer de mama, com participação efetiva no Outubro Rosa.

Vamos juntos, fazer parte desse movimento mundial, iluminando cidades, monumentos, congregando pessoas e mostrando a força do nosso Paraná.

Aos escolher o ponto a ser iluminado, dever estar atento às especificações da utilização da cor rosa:-

Gelatina cor de rosa nº 43 – marca rosco supergel. (também conhecida como “filtros”).