Tânia Mary Gomez, ex-paciente de câncer e presidente do HUMSOL
Empena que será afixada na lateral da sede da Secretaria Municipal da Saúde, em Curitiba/Pr.
Foto da estuda do Jardim Botânico de Curitiba, em corel.
OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento mundial que teve início em 1977, nas cidades de Yuba e Lodi, Califórnia (USA) com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O movimento consiste em iluminar de rosa monumentos, locais públicos, ruas, vitrines do comércio e outros equipamentos para gerar discussão na sociedade sobre a importância do exame periódico de mamografia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação do câncer de mama.
Em 2009, fazem parte do projeto global, a iluminação, com lâmpadas na cor rosa, de monumentos históricos, como a Torre de Pisa (Itália) e Arco do Triunfo (França). No Brasil estarão participando os municípios de São Paulo (Museu de Arte Moderna - MAM), Rio de Janeiro (Cristo Redentor) e a Usina do Gasômetro e o Palácio Piratini, em Porto Alegre, que há três anos recebem luzes especiais, assim como o Memorial JK, em Brasília.
Em Curitiba, o HUMSOL – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, O Boticário e Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama estará participando da iluminação da estufa do Jardim Botânico e a afixação, na Secretaria Municipal da Saúde, de uma empena alusiva ao OUTUBRO ROSA.
A estufa do Jardim Botânico permanecerá iluminada de rosa, cor oficial da causa, de 1º a 07 de outubro, para sensibilizar a população. Os dez dias de iluminação não irão comprometer as plantas dentro da estufa. Mais tempo do que isso começa a interferir na fotossíntese e esse não é o objetivo do HUMSOL.
Além da iluminação da estufa do Jardim Botânico e da afixação da empena no prédio da Secretaria Municipal de Saúde , a cidade de Curitiba poderá contar com o Rosa Móvel, uma van adaptada pela FEMAMA, que percorre todo o País levando informações sobre o diagnóstico e os tratamentos do câncer de mama, que acometem mais de 50 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
É a campanha “Não aceite a informação pela metade”, promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Uma iniciativa gratuita para conscientizar a população a respeito do diagnóstico precoce da doença.
O OUTUBRO ROSA é realizado mundialmente para conscientizar a população sobre o que é o câncer de mama e como prevenir a doença. Nem todas as mulheres sabem que a mamografia é a melhor forma de identificar precocemente o câncer de mama e deve ser feita pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade. Depois disso, precisa ser feita anualmente, para aumentar as chances de cura.De acordo com pesquisa encomendada pela Femama, embora a maioria das brasileiras reconheça que o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura de 49% para 75%, ainda existe o desconhecimento que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial. Preocupa a HUMSOL também, o fato de 91% das mulheres não saberem que existem diferentes tipos de câncer de mama. Para se ter noção, 96% da população desconhece o tipo HER2 positivo, a forma mais agressiva da doença.
Toda esta ação tem o objetivo de propagar mensagens corretas na luta contra o câncer de mama, uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil.
Porque o rosa?
No Brasil e no mundo, a luta contra o câncer de mama é simbolizada pelo rosa, a mais feminina de todas as cores. A história é antiga e não é casual. Diz a lenda que os antigos gregos foram os primeiros a definir o rosa como a cor das mulheres, porque esta é a coloração dos mamilos dos seios, órgão que está associado tanto à maternidade como à sexualidade feminina. Mas as curiosidades históricas não param aí. Em vários idiomas, a cor rosa remete à flor da roseira, uma planta que teve sua origem no deserto da antiga Pérsia, em condições climáticas e geográficas bastante adversas que, a despeito disso, vingou em todo o planeta.
Assessoria de Imprensa do HUMSOL
e-mail – humsol.humsol@gmail.com
http://humsol.blogspot.com/
Thaís Scarpellini – 41.9909.8000 – (tms1101@hotmail.com)
Beth Klein – 41.9968.0803 – (bethklein@terra.com.br)
Tania Mary Gomez – 41. 9141.4830 (tanihttp://humsol.blogspot.com/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Evento – Abertura do OUTUBRO ROSA em Curitiba
Data - 1º de outubro de 2009
Horário – 19 horas
Local – Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Presenças - Prefeito Beto Richa, vice-prefeito e secretário da Saúde Luciano Ducci, presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa e a presidente do HUMSOL, Tânia Gomez.
Data - 1º de outubro de 2009
Horário – 19 horas
Local – Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Presenças - Prefeito Beto Richa, vice-prefeito e secretário da Saúde Luciano Ducci, presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa e a presidente do HUMSOL, Tânia Gomez.
OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento mundial que teve início em 1977, nas cidades de Yuba e Lodi, Califórnia (USA) com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O movimento consiste em iluminar de rosa monumentos, locais públicos, ruas, vitrines do comércio e outros equipamentos para gerar discussão na sociedade sobre a importância do exame periódico de mamografia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação do câncer de mama.
Em 2009, fazem parte do projeto global, a iluminação, com lâmpadas na cor rosa, de monumentos históricos, como a Torre de Pisa (Itália) e Arco do Triunfo (França). No Brasil estarão participando os municípios de São Paulo (Museu de Arte Moderna - MAM), Rio de Janeiro (Cristo Redentor) e a Usina do Gasômetro e o Palácio Piratini, em Porto Alegre, que há três anos recebem luzes especiais, assim como o Memorial JK, em Brasília.
Em Curitiba, o HUMSOL – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, O Boticário e Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama estará participando da iluminação da estufa do Jardim Botânico e a afixação, na Secretaria Municipal da Saúde, de uma empena alusiva ao OUTUBRO ROSA.
A estufa do Jardim Botânico permanecerá iluminada de rosa, cor oficial da causa, de 1º a 07 de outubro, para sensibilizar a população. Os dez dias de iluminação não irão comprometer as plantas dentro da estufa. Mais tempo do que isso começa a interferir na fotossíntese e esse não é o objetivo do HUMSOL.
Além da iluminação da estufa do Jardim Botânico e da afixação da empena no prédio da Secretaria Municipal de Saúde , a cidade de Curitiba poderá contar com o Rosa Móvel, uma van adaptada pela FEMAMA, que percorre todo o País levando informações sobre o diagnóstico e os tratamentos do câncer de mama, que acometem mais de 50 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
É a campanha “Não aceite a informação pela metade”, promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Uma iniciativa gratuita para conscientizar a população a respeito do diagnóstico precoce da doença.
O OUTUBRO ROSA é realizado mundialmente para conscientizar a população sobre o que é o câncer de mama e como prevenir a doença. Nem todas as mulheres sabem que a mamografia é a melhor forma de identificar precocemente o câncer de mama e deve ser feita pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade. Depois disso, precisa ser feita anualmente, para aumentar as chances de cura.De acordo com pesquisa encomendada pela Femama, embora a maioria das brasileiras reconheça que o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura de 49% para 75%, ainda existe o desconhecimento que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial. Preocupa a HUMSOL também, o fato de 91% das mulheres não saberem que existem diferentes tipos de câncer de mama. Para se ter noção, 96% da população desconhece o tipo HER2 positivo, a forma mais agressiva da doença.
Toda esta ação tem o objetivo de propagar mensagens corretas na luta contra o câncer de mama, uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil.
Porque o rosa?
No Brasil e no mundo, a luta contra o câncer de mama é simbolizada pelo rosa, a mais feminina de todas as cores. A história é antiga e não é casual. Diz a lenda que os antigos gregos foram os primeiros a definir o rosa como a cor das mulheres, porque esta é a coloração dos mamilos dos seios, órgão que está associado tanto à maternidade como à sexualidade feminina. Mas as curiosidades históricas não param aí. Em vários idiomas, a cor rosa remete à flor da roseira, uma planta que teve sua origem no deserto da antiga Pérsia, em condições climáticas e geográficas bastante adversas que, a despeito disso, vingou em todo o planeta.
O que é o HUMSOL?
O HUMSOL – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social é uma oscip, criada em julho de 2009 por voluntários interessados em trabalhar para melhorar a vida de pessoas excluídas das políticas públicas de assistência social.
Formado por profissionais de diversos setores , o HUMSOL, apesar de ser uma criança, pelo pouco tempo de vida, já está investindo recursos e talentos na melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, no apoio ao voluntario e à causa do câncer de mama.
A Presidente do HULSOL, Tânia Gomez, em parceria com voluntários, estará fazendo inúmeras palestras, ações, inaugurações e alertas, para diminuir os casos de câncer de mama no Brasil. Como ex-paciente, Tânia diz que receber um diagnóstico de câncer de mama é um momento difícil na vida de uma pessoa. "A busca pela superação é o caminho a seguir", afirma, lembrando que "depois de oito anos pode dizer que venceu a doença, com a ajuda de familiares e amigos".Tânia explica que foi este desafio que a levou a dedicar-se a causa. “É preciso participar na conscientização de homens e mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e na definição de políticas públicas que possam mudar a realidade brasileira.Informações adicionais
O HUMSOL – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social é uma oscip, criada em julho de 2009 por voluntários interessados em trabalhar para melhorar a vida de pessoas excluídas das políticas públicas de assistência social.
Formado por profissionais de diversos setores , o HUMSOL, apesar de ser uma criança, pelo pouco tempo de vida, já está investindo recursos e talentos na melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, no apoio ao voluntario e à causa do câncer de mama.
A Presidente do HULSOL, Tânia Gomez, em parceria com voluntários, estará fazendo inúmeras palestras, ações, inaugurações e alertas, para diminuir os casos de câncer de mama no Brasil. Como ex-paciente, Tânia diz que receber um diagnóstico de câncer de mama é um momento difícil na vida de uma pessoa. "A busca pela superação é o caminho a seguir", afirma, lembrando que "depois de oito anos pode dizer que venceu a doença, com a ajuda de familiares e amigos".Tânia explica que foi este desafio que a levou a dedicar-se a causa. “É preciso participar na conscientização de homens e mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e na definição de políticas públicas que possam mudar a realidade brasileira.Informações adicionais
Você sabia:
- que no Brasil 50.000 casos novos são diagnosticados todos os anos e que 11 000 vão a óbito?
- que 60% das mulheres diagnosticadas por CA de mama, chegam em ESTADIO AVANÇADO?
- que 134 mulheres no Brasil são diagnosticadas por dia e 5 casos por hora? - que entre 1979 a 1999 a taxa bruta de mortalidade por Câncer de Mama no Brasil teve um aumento de 69%?
- que a lei 11.664/08, garante mamografia a todas as mulheres atendidas pelo SUS, a partir dos 40 anos.
- que 60% das mulheres diagnosticadas por CA de mama, chegam em ESTADIO AVANÇADO?
- que 134 mulheres no Brasil são diagnosticadas por dia e 5 casos por hora? - que entre 1979 a 1999 a taxa bruta de mortalidade por Câncer de Mama no Brasil teve um aumento de 69%?
- que a lei 11.664/08, garante mamografia a todas as mulheres atendidas pelo SUS, a partir dos 40 anos.
Assessoria de Imprensa do HUMSOL
e-mail – humsol.humsol@gmail.com
http://humsol.blogspot.com/
Thaís Scarpellini – 41.9909.8000 – (tms1101@hotmail.com)
Beth Klein – 41.9968.0803 – (bethklein@terra.com.br)
Tania Mary Gomez – 41. 9141.4830 (tanihttp://humsol.blogspot.com/
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