quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fórum Curitiba de Mudanças Climáticas


O prefeito Beto Richa assinou um decreto criando o Fórum Curitiba de Mudanças Climáticas. Composto por representantes da sociedade, como universidades, organizações não governamentais e do setor produtivo, o novo Fórum discutirá estratégias de médio e longo prazo, para que a cidade adapte seu planejamento urbano às mudanças provocadas pelo aquecimento global. O Fórum também irá propor ações para que a cidade diminua as emissões de gases de efeito estufa.
O congresso debaterá até 24 de setembro os principais temas relacionados aos desafios de aliar conservação da natureza ao desenvolvimento econômico. "As cidades são parte substancial das emissões dos gases do efeito estufa, e cabe a elas colaborar para diminuir as causas e os efeitos do problema", destacou Richa.


Curitiba na vanguarda
Curitiba já adota algumas ações que contribuem também para diminuir as causas do aquecimento global, como o uso do biodisel nos ônibus da Linha Verde, renovação da frota do transporte coletivo, com motores modernos e menos poluentes, plantio de árvores nativas na cidade, especialmente em áreas degradadas, como na bacia do Rio Barigui. "Essas e outras ações serão discutidas dentro do Fórum, monitoradas e a sua eficiência também será avaliada", destaca Richa. Alguns estudos já vêm sendo feitos para subsidiar o trabalho do Fórum, como o levantamento da quantidade de carbono fixado pelas áreas verdes da cidade.
O primeiro estudo em florestas urbanas do Brasil, feito em parceria com a SPVS, apontou que as florestas públicas e privadas de Curitiba livram a cidade de 4,25 milhões de toneladas de gás carbônico (CO²), um dos principais gases do aquecimento global, resultante da queima de combustíveis fósseis. "Hoje, sentimos os efeitos do que foi produzido há mais de 50 anos, e a tendência é de que isso seja cada vez evidente. Precisamos adaptar a cidade para que a população sinta o mínimo possível as conseqüências e minimizar as suas emissões de gases de efeito estufa, e principalmente, tentar deixar uma herança melhor para o futuro", diz o Secretário Municipal do Meio Ambiente José Antonio Andreguetto.
A Secretaria do Meio Ambiente começará ainda em 2009 a inventariar as emissões dos gases do efeito estufa. Com essas duas referências - o que é emitido com o que é capturado -, a cidade terá seu balaço de carbono, podendo assim definir compromissos de restauração ambiental e de redução de emissões, buscando tornar-se uma cidade carbono neutro.
Outro estudo técnico a ser desenvolvido pelo Fórum é o de vulnerabilidades da cidade em relação aos efeitos do aquecimento. O estudo vai prever quais serão os possíveis cenários para o clima na cidade, definindo desta forma as ações que deverão ser tomadas, por exemplo, pela Defesa Civil para atendimento à população em casos de eventos climáticos extremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário