segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Humsol - Chaveiro da Vida - ODM



HUMSOL - ODM - CHAVEIRO DA VIDA


O HUMSOL está participando do prêmio que vai selecionar projetos sociais exemplares sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). O Prêmio ODM Brasil 2009, que chega a sua terceira edição, escolhe as 20 melhores iniciativas locais que ajudem cidades a atingir os Objetivos do Milênio.

Os ODM são metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a cumprir até 2015 e envolvem temas como combate à fome, melhoria da saúde da mulher e a defesa do meio ambiente.


Participam associações da sociedade civil, empresas, universidades e também governos municipais e a premiação será em abril de 2010.

O Prêmio ODM Brasil foi lançado em 2005 e é realizado a cada dois anos, coordenado pelo PNUD, a Secretaria-Geral da Presidência e o Movimento Nós Podemos.


Os 20 vencedores recebem um certificado e um troféu.


Chaveiro da Vida


O Chaveiro da Vida - Prevenção ao Alcance das Mãos” é um projeto de responsabilidade social autossustentável, vencedor do prêmio GESC e que tem como objetivo tolerância zero para os casos avançados de câncer de mama.


Utilizando o conceito construtivista do conhecimento, cada mulher monta seu o seu chaveiro da vida com pedras em cristal rosa, formando um lindo acessório que remete à informação diária, para quem o carrega, da importância da detecção precoce do câncer de mama.


O Chaveiro da Vida tem um significado claro e simples. A primeira conta (bolinha) do chaveiro representa o tumor quando identificado em estágio inicial na mamografia. Quanto menor o nódulo, menos agressivo é o tratamento e maior é a possibilidade de cura.


A segunda conta (bolinha), um pouco maior que a anterior, representa o nódulo mais avançado e pode ser identificado através do auto-exame. Com o aumento do nódulo, as chances de cura já diminuem e o tratamento passa a ser mais agressivo.


A terceira conta (bolinha) do chaveiro, maior que as duas outras, representa a situação quando a mulher raramente faz seus exames (mamografia, auto-exame e exame clínico com seu médico). Nesse estágio, simbolicamente representada pela maior bolinha, o nódulo geralmente alcança o tamanho de uma laranja.


Quanto maior o nódulo, maior a agressividade no tratamento e menores as chances de cura.

O coração é a mensagem final para lembrar que, enquanto o coração pulsa, a vida existe e toda esperança deve existir para lutar contra o câncer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário