PALESTRA AMAC – “COOPERATIVA UNIÓN CURUPAYTY”
Na última quinta-feira 12/05, as mulheres da AMAC (Associação de Mulheres Amigas da Cooperativa) do município de Santa Rosa do Mondaí – Paraguai, participaram do evento de prevenção à diversos tipos de câncer com foco no Câncer de Mama, Câncer do Colo de Útero e HPV.
Na chegada do evento todas receberam um laço cor-de-rosa e tiveram a oportunidade de serem fotografadas com diversos adereços em um cenário cor-de-rosa.
O evento teve início com a apresentação um teatro para um melhor entendimento do laço rosa como símbolo da luta mundial em combate ao Câncer de Mama, com a presença da presidente da AMAC, Noeli Heb.
As palestras tiveram início com a acadêmica de Enfermagem da UFPR, Deisi Forlin, que explicou sobre a importância da prevenção do HPV para reduzir a incidência do Câncer de Colo Uterino.
Em seguida Tânia Gomez (idealizadora do Projeto Chaveiro da Vida) ministrou a palestra sobre a prevenção do Câncer de Mama, na qual falou sobre alguns tipos de Câncer exclusivos em homens.
As mulheres presentes interagiram com perguntas e relatos de suas experiências dando mais ânimo ao evento. Conforme um dos relatos, uma das participantes disseram “Nunca imaginei que falar sobre isso pudesse ser tão gostoso de ouvir, nunca tinha ido em uma palestra assim”.
Segundo o fotógrafo da revista que registrou o evento (único participante masculino), comentou que jamais imaginou que as mulheres ficassem tão a vontade falando de sua intimidade tão descontraidamente e pensou que só homens fizessem isso.
O evento foi um sucesso absoluto e deu início a possibilidade de futuros trabalhos, e de acordo com a presidente da AMAC o fato de falar sobre o que diz respeito aos homens também foi muito interessante.
Com o desenvolvimento do evento pode-se notar a falta de conhecimento da população feminina do Paraguai, tanto em questões da educação e principalmente da saúde, a qual deve atender a necessidades da mulher, com orientação na prevenção de diversas doenças.
A busca por registros relativos à incidência do Câncer de Mama no país foi negativa e não foi encontrado nenhum dado satisfatório referente ao número de casos da doença.
Segundo informações do Diretório Eletrônico da Guatemala no ano de 2002 o Câncer de maior incidência nas mulheres paraguaias foi o de Colo de Útero, com registro de 687 novos casos seguido pelo câncer de mama.
Já em 2008, dados da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer da Organização Mundial de Saúde, revelam que houve uma inversão na incidência de diversos Câncer.
O Câncer de Mama ocupa o primeiro lugar com 51 casos para cada 100 mil mulheres e em segundo lugar os casos de Câncer de Colo Uterino que são de 35 a cada 100 mil mulheres. Apesar da taxa de incidência entre os dois tipos de Câncer, ambos são de 18 a 100 mil mulheres.
Referências:
-Directório Electrónico de Guatemala. Disponível em: (http://www.deguate.com/salud/article_5127.shtml). Acessado em: 16/05/2011.
-OMS. IARC. GLOBOCAN 2008. Disponível em: (http://globocan.iarc.fr/factsheets/populations/factsheet.asp?uno=600). Acessado em: 16/05/2011